Política

Amapaense integra grupo nacional de transição que discute papel das guardas municipais 

Fernando Lourenço Neto é inspetor da Guarda Civil Municipal de Macapá, e está em Brasília representando a corporação amapaense.


 

Ex-comandante da Guarda Civil Municipal de Macapá e servidor de carreira da corporação, o inspetor Fernando Lourenço Neto está em Brasília participando de um seminário do Grupo de Trabalho Nacional das Guardas Municipais, instalado no Centro Cultural Banco do Brasil, onde o Governo de Transição está instalado.

 

Falando ao programa ‘LuizMeloEntrevista’, na Rádio Diário FM (90,9), nesta terça-feira, 6, ele disse que dentre os temas abordados está o papel constitucional das guardas municipais, seus inspetores e agentes, e também a decisão de armar ou não os profissionais com armas de fogo, algemas, poder de polícia, prisão e condução coercitiva.

 

Responsável pela elaboração de relatório sobre a situação e necessidades das Guardas Municipais do Brasil, a ser entregue ao senador eleito Flávio Dino, que é o coordenador do grupo técnico de Justiça e Segurança Pública na transição.

 

Flávio Dino também já teria sido anunciado como futuro ministro da Justiça no futuro governo de Luís Inácio Lula da Silva. Segundo o inspetor amapaense, todos os debates irão subsidiar a formulação de uma nova política pública de enfrentamento à violência, com ênfase à participação dos municípios.

 

“Há uma proposta chamada Política Pública Básica, pois sabemos que a segurança pública é um direito social, muito bem esculpido no artigo sexto da Constituição Federal e aqui não poderia ser diferente, pois os municípios têm que trazer essa responsabilidade para si”, concluiu o representante amapaense no colegiado.

 


Deixe seu comentário


Publicidade