Política

Ampliação da malha aérea do Amapá é discutida em Brasília

O senador Randolfe ressaltou que a luta pelo barateamento das passagens aéreas e ampliação da malha aérea no estado não é de hoje


O senador Randolfe Rodrigues (REDE – AP) com a bancada federal do Amapá, o Deputado Estadual Paulo Lemos (PSOL-AP), o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM) e o Governador do estado, Waldez Goés, participaram de reunião na tarde desta terça-feira (16), com representantes da Azul, Latam e Gol, e o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, para tratar sobre a ampliação da malha aérea que pode provocar o barateamento das passagens no Amapá.

Na ocasião, o senador Randolfe ressaltou que a luta pelo barateamento das passagens aéreas e ampliação da malha aérea não é de hoje. No ano de 2013, quando o Estado sofria com altas tarifas de transporte, altos custos com querosene de aviação, duopólio de companhias, além da falta de infraestrutura do aeroporto, o Senador buscou soluções junto à BR Distribuidora, na expectativa de garantir um posto de fornecimento de querosene no aeroporto, possibilitando a chegada de nova companhia aérea no Amapá.


A redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) também foi pauta prioritária na agenda do Senador. Em 2015, Randolfe apresentou o PRS 55/2015 que propôs unificar a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), incidente sobre o querosene de aviação. A medida aumentaria o número de voos e reduziria os preços das passagens aéreas.

E, agora, com a redução do governo sob o imposto pago sobre o combustível para aviões de 27% para 3%, as empresas aéreas devem cumprir o combinado. “Em contrapartida à diminuição de impostos, as empresas precisam aumentar o número de voos e reduzir o preço das passagens aéreas em voos domésticos. Nossa população merece ter uma malha aérea respeitosa e com muitas opções. E, é claro, com preços justos nas passagens”, afirma Randolfe.

Sanovicz ressaltou a importância da luta do senador Randolfe na luta da aviação regional e demonstrou que as empresas aéreas estão comprometidas em cumprir o acordo. “ O trabalho incessante do senador gerou resultado, o governador reduziu o imposto e o Amapá vem para a competição das cias aéreas que estão dispostas a responder ao benefício dado”, explicou.

O presidente da ABEAR afirmou ainda que vários estados da União aderiram a redução do ICMS de querosene.  Em São Paulo, por exemplo, representou um aumento de quase 500 voos mensais. Hoje foi realizada a primeira reunião prática de trabalho. O próximo passo é a etapa técnica, onde empresas aéreas e governo do estado discutirão os números.

Resultados

A representante da Gol afirmou que a empresa será a primeira a apresentar um plano de aumento de voos para Macapá. O prazo para que isso aconteça é de 40 a 60 dias.


Deixe seu comentário


Publicidade