Política

Arquipélago do Bailique será sede da Prefeitura de Macapá dura

Clécio vai inaugurar a nova UBS e prestará assistência às vítimas do fenômeno



 

De hoje a 02 de maio, o arquipélago do Bailique, distante 160 quilômetros da capital, é oficialmente a sede da Prefeitura Municipal de Macapá. Através do Decreto Nº 1.015/2015, por determinação do prefeito Clécio Luís, a prefeitura atuará com atividades das secretarias municipais e gabinete do prefeito. A ação conta com sessão itinerante, promovida pela Câmara Municipal de Macapá. O evento ocorrerá no Centro Comunitário da Vila Progresso e deverá atender moradores das 52 comunidades do distrito.

Na sexta-feira, 1° de maio, a abertura das atividades ocorrerá às 17h e será marcada pela inauguração da nova Unidade de Saúde do Bailique. Haverá ações de saúde, com consultas médicas, coleta de PCCU, emissão de cartões do SUS e vacinação, além de atividades recreativas e assistência social, que disponibilizará aos moradores cadastros para o CadÚnico, inscrições para carteiras de idosos e de pessoas com deficiência, inscrições em cursos do Pronatec e programas sociais. A ação contará ainda com rodada de diálogo sobre a Política da Mulher.

No sábado, 2, o prefeito Clécio Luís assinará o convênio de parceria com a empresa Sambazom, atuante no mercado com beneficiamento e exportação de frutos da Amazônia, que garantirá a construção de uma escola na comunidade Jaranduba. Após a assinatura, o prefeito cumprirá extensa agenda nas comunidades, incluindo visita ao novo espaço de armazenamento de lixo. O dia encerrará com a premiação do 38º torneio de futebol realizado na localidade.

Situação de emergência
Durante estudos realizados no início de 2015, a Defesa Civil constatou que pelo menos 70 metros da orla da Vila Progresso foram prejudicados pelas águas durante um período de 20 anos. No início de março, outro levantamento indicava que cinco metros dessas águas avançaram na comunidade, provocando o fenômeno natural denominado “terras caídas”, atingindo casas, prédios públicos e privados, o pequeno porto da vila e a unidade de saúde.

Com o objetivo de minimizar os danos causados pela ação da natureza, a Prefeitura de Macapá fez o levantamento das famílias atingidas e decretou situação de emergência, priorizando soluções imediatas para os moradores da Vila Progresso e Vila Macedônia, distantes 185 quilômetros da capital.


Deixe seu comentário


Publicidade