Política

Assembleia confirma posse de Waldez Góes e Jaime Nunes para os primeiros minutos do dia 1º

No Brasil, o presidente e os governadores eleitos assumem seus postos no dia 1º de janeiro. Os novos chefes do Executivo do país e dos estados têm posse definida pela Constituição Federal para o primeiro dia do ano seguinte às eleições.


O governador reeleito do Amapá Waldez Góes (PDT) e o vice-governador Jaime Nunes (PROS) serão empossados no dia 1º de janeiro de 2019, logo depois da meia-noite, em solenidade marcada para o auditório do Sebrae/AP em razão da reforma pela qual passa o prédio da Assembleia Legislativa (ALAP). O evento vai ser conduzido pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Kaká Barbosa (PR), de acordo com o disposto na Constituição Estadual.

Após a abertura da sessão solene de posse, uma comissão de parlamentares será designada pelo presidente para acompanhar o governador e a vice ao Plenário, e, em seguida, haverá a execução do Hino Nacional Brasileiro.
Após a execução do Hino, o  governador e o vice fazem o juramento de posse, firmando o compromisso “de manter e defender as constituições do Amapá e do Brasil, observar as leis, promover o bem geral do povo amapaense, respeitar e sustentar a autonomia dos municipios e sujeitar-se ao Estado Democratico de Direito e à ordem federativa.” Concluídos os procedimentos protocolares, a palavra será facultada a Waldez Góes.

A solenidade vai contar com a presença de autoridades, convidados, parentes, deputados em mandato e imprensa. A posse não é aberta ao público, e somente os convidados terão acesso ao Plenário. Os servidores que irão trabalhar no evento vão receber credenciais específicas.

O chefe do Executivo deve voltar ao Poder Legislativo no dia 1º de fevereiro, após a eleição da nova Mesa Diretora da Casa, para a abertura dos trabalhos legislativos da próxima Legislatura. Na ocasião, ele vai apresentar a sua mensagem de prestação de contas de 2018, além de anunciar as ações do governo para 2019. Waldez Góes e Jaime Nunes cumprirão mandato até o dia 31 de dezembro de 2022.

 

FORA DE BRASÍLIA – O governador Waldez Góes não participará da solenidade de posse de Jair Bolsonaro (PSL) como presidente da República, em Brasília. A informação foi confirmada pelo setor de Comunicação do Palácio do Setentrião.


Deixe seu comentário


Publicidade