Política

Assembleia discute políticas públicas no Dia Mundial da Juvent

Dados mostram que 70% das pessoas presas por tráfico de drogas no Iapen têm idades entre 18 e 25 anos. Jovens, em sua maioria, ingressam no crime por falta de oportunidades



Dados estatísticos apurados junto à Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), da Polícia Civil, revelam que do total de presos que respondem pelo crime de tráfico de drogas no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá, 70% deles têm idades entre 18 e 25 anos. Jovens, maioria sem ter completado sequer o ensino fundamental, refletem a falta de políticas públicas voltadas para a juventude.

Foi isso o que motivou uma sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) nessa segunda-feira, 30, proposta pela deputada Cristina Almeida (PSB). A socialista propôs a sessão em homenagem ao Dia Mundial da Juventude, celebrado nesta data.

As galerias da AL ficaram lotadas de representantes de movimentos culturais como da capoeira, hip-hop, reggae e marabaixo. Nesses movimentos, além de jovens, predominam os que se declaram pardos ou negros.

“Nesse caso não estamos de uma questão racial, mas não há como não observar que os afrodescentes são maioria nesses grupos, e que eles ainda são muito marginalizados. Precisamos desmitificar essas culturas e ampliar o leque de oportunidades para nossa juventude. É melhor investir em um aluno na escola do que sustentar um assaltante na cadeia. Estamos perdendo nossos jovens para a criminalidade, e eles estão gritando por socorro. Precisamos implementar essa política que é fundamental para desenvolver nossa sociedade de forma correta. Estamos falando de incentivo à educação, ao trabalho, à cultura, e outras formas de inserção”, relatou a socialista.

A parlamentar afirmou que é preciso reativar programas importantes como o Crédito para Juventude; Onda Jovem; Passe Social Estudantil; e o Projeto Jovem Produtor Rural, voltado aos alunos egressos das Escolas Agrícolas Famílias.

“São programas que conseguimos implantar, mas não que não estão tendo a devida atenção. Além desses programas já aprovados pela própria Assembleia Legislativa, estamos cobrando a inclusão na pauta de votação desta Casa de projetos importantíssimos que estão em tramitação, como o Projeto de Lei que institui a Semana Estadual da Promoção do Hip-Hop; o Projeto de Lei que institui 1 de Julho Dia Estadual do Reggae – Uma articulação com os movimentos do segmento do Reggae de Macapá, Laranjal do Jarí e Calçoene. o Projeto de Lei que institui o Dia Estadual do Quadrilheiro Junino, a ser comemorado anualmente no dia 27 de junho, e o Projeto de Lei que institui a Semana Estadual da Promoção da Juventude. Vamos lutar pela aprovação de todos eles e pela execução dessa política”, concluiu.


Deixe seu comentário


Publicidade