Assembleia Legislativa do Amapá retoma sessões plenárias após o recesso
A previsão é que os trabalhos legislativos sigam até 22 de dezembro, respeitando o calendário oficial do Poder Legislativo estadual

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) retomou, nesta terça-feira (5), as sessões ordinárias após o recesso parlamentar do meio do ano. As atividades no plenário voltam a ocorrer às terças, quartas e quintas-feiras, sempre a partir das 9h30, conforme o Regimento Interno da Casa. A previsão é que os trabalhos legislativos sigam até 22 de dezembro, respeitando o calendário oficial do Poder Legislativo estadual.
Com o retorno das sessões, projetos de lei, requerimentos e outras matérias voltam à pauta para discussão e votação em plenário. Na pauta da primeira sessão após o recesso, presidida pela deputada Alliny Serrão (União Brasil), foram lidas 188 proposições, entre elas: quatro projetos de lei, quatro projetos de decreto legislativo e dois projetos de resolução, todos de autoria da deputada Alliny Serrão, além de moções de aplauso, requerimentos e indicações.
Na Ordem do Dia, foram aprovadas 22 moções de aplauso e 35 requerimentos, de autoria de diversos parlamentares. Em regime de urgência, foi aprovado Voto de Pesar — solicitado pelo deputado Jory Oeiras e assinado por vários parlamentares — pelo falecimento da Drª Conceição Capiberibe, ocorrido no fim da noite de segunda-feira (4), aos 84 anos. Ela foi uma das pioneiras da odontologia no Amapá. Conceição pertenceu a uma família de políticos e militantes da esquerda, mas nunca ingressou na vida política. Era irmã do ex-governador e ex-senador João Capiberibe, tia do ex-governador Camilo Capiberibe (ambos do PSB) e irmã da ex-deputada federal e conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Raquel Capiberibe.
No Grande Expediente, o destaque foi a realização da 3ª Feira Internacional pelo Governo do Estado, ocorrida entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, no município de Oiapoque. O evento reuniu expositores do território ultramarino francês, do Suriname e de diversas ilhas do Caribe, sendo o principal tema discutido durante o Grande Expediente.
O deputado Júnior Favacho (MDB) destacou o trabalho do Estado em fomentar e potencializar as atividades industriais locais, gerando novos empregos e promovendo o desenvolvimento econômico sustentável em toda a região norte do Amapá. A feira movimentou mais de R$ 15 milhões em negócios, superando em 227,66% o valor fechado em 2024, que foi de R$ 4,8 milhões. “Foi o maior e melhor resultado já alcançado no evento”, destacou o deputado.
A deputada Zeneide Costa (Podemos) agradeceu à Assembleia Legislativa e aos deputados pelo apoio na realização da Festa de São Tiago, promovida no mês de julho no município de Mazagão Velho, que neste ano completou 248 anos. A festividade inclui encenações e rituais tradicionais em homenagem a São Tiago, padroeiro do município.
A população pode acompanhar as sessões plenárias e demais atividades legislativas pelos canais oficiais da Assembleia Legislativa do Amapá: TV Assembleia (canal 7.2), Rádio Assembleia (FM 93.9), canal oficial no YouTube clicando AQUI e pelo site institucional clicando AQUI.
Deixe seu comentário
Publicidade

