Política

Audiência Pública proposta por Cabuçu discute financiamento co

Deputado amapaense tem sido defensor no nivelamento de financiamentos sem diferenciação entre as várias regiões do país



 

Sabe aquela “vaquinha” que você e seus amigos fazem quando querem juntar uma grana para uma viagem ou show? Dois nomes para a mesma prática em que pessoas contribuem com pequenas quantias para juntas viabilizarem projetos. Crowd é multidão em inglês, funding, financiamento. Crowdfunding é financiamento pela multidão.

Para discutir o assunto, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou audiência pública, proposta pelo deputado amapaense Cabuçu Borge (PMDB), reunindo especialistas no assunto e incentivadores desse tipo de estratégia de financiamento.

Estiveram presentes o sócio-fundador da Catarse (a primeira e maior plataforma de crowdfunding, ou financiamento coletivo, do Brasil), Diego Reeberg; o escritor, André Gravatá e a professora e mestre em Comunicação Social, Vanessa Valiati. Os parlamentares que fazem parte da Comissão de Cultura, assim como outros deputados também prestigiaram a iniciativa.

Cabuçu, que presidiu a Audiência Pública, tem sido defensor no nivelamento de financiamentos culturais, sem diferenciação entre as várias regiões do país. “Nós da Amazônia vivemos muito a cultura, como em todo o Brasil, mas, infelizmente, percebemos que há uma concentração das produções culturais para o Centro-Sul. O crowdfunding deve ser uma alternativa para esse contraste, tendo assim uma participação individual e espontânea das pessoas”, explicou o deputado.

“Precisamos levar a ideia do crowdfunding para mais pessoas. Elas precisam compreender e saber usar. Não pode haver dúvidas”, destacou a professora e mestre em Comunicação Social, Vanessa Valiati. Diego Borin Reeberg, sócio fundador da Catarse, explicou a estratégia de financiamento coletivo do crowdfunding. O escritor André Gravatá apresentou o projeto de seu livro Volta ao Mundo em 13 Escolas, financiado pelo crowdfunding.

“As ideias que temos não precisam trilhar sempre o mesmo caminho, há outras maneiras de percorrer. Hoje é possível ir em um site de financiamento coletivo e ter essa sensação de contribuir para um projeto ter vida e, assim, alimentar uma conexão com produtores pelo mundo”, frisou Gravatá, chamando a atenção para a importância do financiamento coletivo.

Leonardo Silveira, diretor de Gestão de Mecanismos de Fomento do MinC apresentou uma analise de como o Ministério pode ajudar na estratégia de crowdfunding. Ao final, agradeceu o convite do deputado Cabuçu e destacou que “essa dinâmica do financiamento coletivo nos interessa bastante e vamos trabalhar para que aconteça. De fato ela é uma alternativa real”.


Deixe seu comentário


Publicidade