Política

Autoridades amapaenses vibram com chegada de navio da nova rota marítima com a China

Governador Clécio Luís, ministro Waldez Góes e senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues foram à Companhia Docas de Santana para o grande acontecimento histórico


 

Douglas Lima
Editor

 

“É um fato histórico: começa pelo Amapá uma relação do Brasil com uma das maiores potências do mundo”. Assim o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, manifestou sua satisfação com a chegada na Companhia Docas de Santana, na manhã deste sábado, 30, do primeiro navio da nova rota marítima direta com a China.

 

 

No porto, além do senador Davi Alcolumbre, estavam o governador Clécio Luís; o prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha; o senador Randolfe Rodrigues; o ministro da integração e do desenvolvimento regional, Waldez Góes; e o diretor-presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Tork, entre outros.

 

 

O navio que arriou âncoras no Porto de Santana veio diretamente do Porto de Gaolan, em Zhuhai, no sul da China. Esta nova rota reduz o tempo de transporte em até 30 dias e diminui os custos logísticos em mais de 30%, além de impulsionar o comércio bilateral entre Brasil e China.

 

O governador Clécio Luís registrou que o grande acontecimento transformava em ambiente econômico o ambiente político favorável que o Amapá vem tendo ultimamente. “É o primeiro navio de contêiner da rota oficial da China. O custo barateia e torna o Amapá competitivo para receber produtos de lá e mandar nossos produtos para a Ásia”, vislumbrou o gestor amapaense.

 

 

A criação da rota China-Amapá foi resultado de protocolo de intenções formalizado em novembro de 2024 entre as partes, assinando-o, pelo Brasil, o prefeito de Santana e o ministro da integração e do desenvolvimento regional, com apoio do governo do estado do Amapá.

 

 

Ao chamar a chegada do navio chinês como um fato histórico, o senador Davi reconheceu a iniciativa do ministro Waldez e do prefeito Bala na articulação para a rota comercial com a China e as ações do governador Clécio e do senador Randolfe. “Todos nós apoiamos totalmente iniciativas com esta. Eu fiquei dando retaguarda”, pontuou o parlamentar.

 

 

Waldez Góes, por sua vez, lembrou que recentemente esteve na China para a assinatura da consolidação da rota comercial com o Brasil, tendo o estado como destino e partida cruciais. “O Amapá se destaca como o estado dos cem mil empregos formais, pela sua biodiversidade e agora também com a rota marítima”, vibrou o titular da integração e do  desenvolvimento regional brasileiros.

 

 

 

 

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade