Política

Bala Rocha decreta luto permanente em Santana

Segundo maior município do Amapá já registrou mais de 100 óbitos em decorrência da Covid-19 e acumula 17.579 casos confirmados, segundo boletim divulgado pelo Governo Estadual nesta quinta-feira (18).


Railana Pantoja
Da Redação

O prefeito de Santana, Bala Rocha, assinou na última quarta-feira (17) um decreto oficializando luto permanente no município, que já registrou mais de 100 óbitos em decorrência da Covid-19 e acumula 17.579 casos confirmados.

“É até que termine a pandemia. Infelizmente, Santana chegou a 100 óbitos na quarta-feira (17), e somando com os três de ontem (18), totalizamos 103 mortes por Covid no município. Fiz esse ato em homenagem às pessoas que faleceram e, infelizmente, não tiveram um momento de despedida junto à família”, falou o prefeito de Santana, Bala Rocha.

De acordo com um relatório do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp), apresentado na última segunda-feira (15), Santana é o único município do Amapá que permanece na cor vermelha, o que significa risco alto em relação à Covid-19.

 

Vacina
Mesmo com altos índices em relação à doença, Santana tem se destacado na vacinação contra a Covid e já conseguiu aplicar a primeira dose do imunizante em todos os servidores de saúde da rede pública municipal.

“Já vacinamos todos os servidores da Saúde do município, incluindo agentes de endemias. Estamos começando a segunda dose para esses trabalhadores, e, na quarta-feira da semana passada, começamos a vacinar idosos com mais de 90 anos. Já avançamos com idosos que têm mais de 85 e na segunda-feira (22) vacinaremos idosos com idade a partir de 84 anos. Também temos a possibilidade de iniciar com o pessoal de 83 anos”, detalhou o prefeito, que também é médico.

Segundo o gestor, a cada remessa será reduzida em um ano a faixa etária que receberá doses, até que todos os idosos sejam vacinados.

“Para que assim possamos alcançar o maior número de pessoas, o mais rápido possível. Não vamos reduzir imediatamente para 80 anos, pois pode ser que as doses do nosso estoque não sejam suficientes. Existe a expectativa de chegar mais vacina semana que vem, então, poderemos avançar e quem sabe vacinar, até março, todos os idosos de Santana”, finalizou Bala Rocha.


Deixe seu comentário


Publicidade