Política

Bancada feminina exige reforma política com 30% de mulheres no

Lançamento da campanha teve participação das três deputadas amapaenses



 

Propondo uma mobilização para garantir que a reforma política inclua uma reserva de 30% das vagas legislativas para mulheres, com a presença das deputadas federais do Amapá Janete Capiberibe (PSB), Professora Marcivânia (PT) e Jozi Rocha (PTB), a bancada feminina do Congresso lançou a Campanha Mais Mulheres na Política, em São Paulo.

No lançamento da Campanha Nacional, a bancada feminina do Congresso, formada por 13 senadoras e 51 deputadas federais, divulgou documento em que propõe que a reforma inclua uma reserva mínima de 30% das vagas de todas as casas legislativas do país para as mulheres mais votadas já nas eleições de 2016, e que se avance 5% a cada eleição, até atingir 50% de participação de mulheres no parlamento. Isso significa garantir o direito das mulheres, que são maioria da população e do eleitorado, de propor leis e políticas que afetam a vida de todas as brasileiras e brasileiros.

Estavam presentes para manifestar seu apoio os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros, e diversas/os deputadas/os, senadoras/es, presidentes de partidos e representantes dos movimentos de mulheres, que se uniram em um evento de caráter suprapartidário, que ocorreu na sede da Fiesp, na Avenida Paulista.

“Passados 20 anos da lei de reserva de candidaturas, percebemos que precisamos de uma cota mais segura e real. Não queremos viver do acaso, mas da regularidade. Queremos um parlamento que tenha a cara da sociedade, e a sociedade é meio homem e meio mulher. O direito de fazer as leis do nosso país depende da luta e mobilização de homens e mulheres que entendem que a democracia só se completará quando tivermos uma presença maior das mulheres no parlamento”, defendeu a procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM)-foto.

Atualmente, o Brasil ocupa a 118ª posição no ranking mundial de presença feminina no Legislativo, segundo a União Interparlamentar (UIP), numa lista de 190 países. Na Câmara dos Deputados, as 51 mulheres ocupam o equivalente a 9,9% das 513 cadeiras. No Senado Federal, há 13 senadoras em exercício, o que representa 13% dos 81 parlamentares. Com isso, a representação feminina no Parlamento é de apenas 9%, abaixo da média mundial, que é de 22,1%.


Deixe seu comentário


Publicidade