Política

Bancada insiste na luta pelos direitos dos servidores do Amapá na PEC 199

Mesmo com as ações contrárias de parlamentares do PMDB, senadores e deputados unem forças


Ainda repercute entre os servidores do ex-Território Federal do Amapá a tentativa do senador Romero Jucá (PMDB-RR) em prejudicar os amapaenses, no que diz respeito a PEC 199. “Romero Jucá quer deixar os servidores do Amapá de fora dos benefícios garantidos pela PEC”, revelou o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), hoje, segunda-feira (24). Randolfe esteve junto com demais representantes da bancada em reunião com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Dyogo Oliveira, na última quinta-feira (20), em Brasília.

Na ocasião, houve um diálogo mais acalorado, que envolveu o senador Romero Jucá, o ministro Dyogo, os senadores do Amapá Randolfe e Davi Alcolumbre, além da deputada federal Professora Marcivânia (PCdoB – AP). Jucá fez oposição ferrenha ao ponto de vista defendido pela bancada, com o intuito de deixar os servidores amapaenses à mercê de futuras e incertas medidas provisórias, fora do texto constitucional. “Está clara a intenção do Jucá de excluir os servidores do Amapá. Ele, inclusive induz a interpretação de que não houve empenho da bancada amapaense. Romero chegou ao extremo de ameaçar vir ao Estado iniciar uma campanha difamatória contra a bancada, nos acusando de responsáveis pela eventual rejeição da PEC”, explicou Randolfe, quando na verdade a bancada quer a garantia dos direitos dos servidores.

O senador Davi Alcolumbre reforça a atuação da bancada do Amapá. “Temos trabalhado em conjunto pelo Amapá, o que me surpreende é um senador de Roraima questionar o nosso trabalho, ainda mais quando seu nome está envolvido em escândalos de corrupção”, afirma.

“Não vou aceitar é que uma PEC seja feita, na medida, para atender aos interesses eleitorais de quem quer que seja. A criação de uma lei deve servir para garantir direitos e não para atender especificamente interesses de grupos ou pessoas. A PEC no formato que foi feita atende somente ao estado de Roraima e aos desejos não republicanos do senador”, afirmou a deputada Marcivânia Flexa.

PEC199
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) permite que servidores que mantiveram relação de trabalho ou vínculo empregatício com os territórios extintos do Amapá ou de Roraima entre 1988 e 1993 tenham o direito de optar por integrar o quadro da administração federal. A audiência com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, deixou claro que os parlamentares amapaenses estão dispostos a lutar até o fim para que todos os servidores do Ex- Território do Amapá tenham o direito de optar pelo quadro da União.

 

Os servidores amapaenses têm feito longas peregrinações em Brasília para garantir o direito de optar pelo quadro da União. No gabinete do senador Randolfe, em Brasília, há pessoal disponível e até uma sala reservada para que os servidores possam utilizar toda a estrutura necessária quando estão na capital federal cumprindo agenda.


Deixe seu comentário


Publicidade