Política

Bancos estendem prazo para pagamento de antecipação do 13º salário

A intermediação foi realizada por conta do agravamento da crise financeira que impediu o adiantamento da metade do 13º salário em julho, como tradicionalmente era feito.


PAULO SILVA
DA EDITORIA DE POLÍTICA

O governo do Amapá informou nesta quinta-feira (28/7) que as instituições bancárias confirmaram que a primeira parcela do 13º salário, antecipada por servidores estaduais, foram renegociadas com êxito. A intermediação, segundo o governo, foi feita pelo próprio governador Waldez Góes (PDT) com os representantes bancários e os membros da Frente dos Servidores do Estado, que reúne 34 sindicatos.

A intermediação foi realizada por conta do agravamento da crise financeira que impediu o adiantamento da metade do 13º salário em julho, como tradicionalmente era feito.

De acordo com o governo, o Bradesco, apesar de ter apenas 15 operações de antecipação, aceitou o pedido e já negociou com os servidores. A Caixa Econômica Federal sinalizou positivamente para a postergação da dívida, e adiantou que boa parte dos 252 correntistas que aderiram a operação de antecipação, já renegociaram. Informou ainda que os demais servidores tem até a segunda-feira, 1º de agosto, para procurar as agências e efetuar o procedimento de repactuação dos contratos.

A maior fatia de servidores (6.890 pessoas) recebe pelo Banco do Brasil, que vai atender ao pedido do governo, prorrogando para o dia 20 de novembro o vencimento dos empréstimos que tiveram como garantia a primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais.

O Amapá tem 33 mil funcionários e um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), junto às instituições financeiras, apontou que 22% dos servidores públicos (7.152) realizaram a operação de crédito de antecipação do 13º salário.

Pagamento dos salários

Após a negociação com as instituições bancárias, o governador Waldez Góes confirmou o pagamento de 60% dos salários dos servidores efetivos referentes à folha do mês de julho para esta sexta-feira, dia 29, durante o expediente bancário. O restante dos vencimentos, 40%, será efetuado no dia 10 de agosto.

Segundo o governador, julho teve a pior arrecadação de 2016. O que abalou ainda mais as finanças do estado. Ele diz estar confiante de que a partir de setembro esse cenário mude e apresente melhora, assegurando que o governo segue estudando medidas que possam diminuir o impacto da crise, e mantendo diálogo contínuo e de forma transparente, apresentando mensalmente a real situação financeira do Executivo.


Deixe seu comentário


Publicidade