Política

Cabuçu cobra providências para que ponte binacional seja inaugurada

Cabuçu cobra providências para que ponte binacional seja inaugurada


Em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, Cabuçu Borges (PMDB/AP) cobrou do Governo Federal um posicionamento sobre a situação da ponte binacional entre Oiapoque, no Amapá; e Saint-Georges, na Guiana Francesa. O peemedebista disse que providências precisam ser tomadas para a inauguração da ponte, que custou R$ 61 milhões, mas ainda precisa de obras na aduana que fica no lado brasileiro – as instalações do lado francês já estão prontas há cerca de quatro anos.

O parlamentar apontou o Ministério dos Transportes e das Relações Exteriores para se posicionarem em relação à inauguração da ponte. Na opinião de Cabuçu, “é de suma importância a conclusão da ponte binacional, pois garante inúmeras oportunidades de emprego. Assim faço um apelo ao Governo Federal, aos ministérios envolvidos, para ter urgência em solucionar esta situação”, explicou.

“O Congresso Nacional regulamentou as regras de transportes de passageiros e cargas pela ponte, facilitando a cooperação na área de saúde na fronteira, permitindo, ainda, assistência mutua entre os órgãos de defesa social” acrescentou Cabuçu, apontando a aproximação entre os países.

O projeto da ponte foi concebido no ano 1997, mas as obras tiveram início em 2009 e até hoje se encontram inacabadas. Do lado francês, toda a estrutura viária e aduaneira está pronta desde o fim de 2011.  Mas, do lado brasileiro, a abertura da ligação ainda depende da construção da aduana, da criação de estacionamento e de urbanização. Enquanto a obra não é entregue, a travessia segue sendo feitas em balsas e em pequenos barcos, chamados de ‘catraias’.

“Até mesmo a imprensa francesa tem demonstrado o descaso das autoridades brasileiras. É uma vergonha nacional. Esta situação causa a indignação da população do Estado do Amapá. Queremos providências”, criticou Borges.

A construção da aduana foi orçada em R$ 13,6 milhões pelo Dnit. No local serão instaladas a Anvisa, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Ibama, Receita Federal e Receita Estadual. Cada órgão será responsável pela aquisição dos equipamentos e funcionalidade das próprias estruturas. A coordenação geral da ponte será da Receita Federal. A aduana é a repartição responsável pelo controle do tráfego de mercadorias, com a polícia de fronteira, responsável pelo controle do tráfego de pessoas.


Deixe seu comentário


Publicidade