Câmara Municipal de Macapá antecipa eleição da Mesa Diretora para biênio 2027 – 2028
Registro de chapas será feita nesta terça-feira, e a votação está marcada para 3 de outubro

A partir das 9 horas desta terça-feira, 30 de setembro, a Secretaria Legislativa de Câmara Municipal de Macapá (CMM) recebe o registro de chapas para a eleição da mesa diretora da Casa, biênio 2027/2028, antecipada pelo presidente Pedro DaLua, que decidiu promover o pleito, conforme edital publicado na sexta-feira (25).
O registro de chapas pode ser feito até às 15 horas, e a eleição está marcada para 3 de outubro. A Câmara elege presidente, primeiro e segundo vice-presidentes e primeiro e segundo secretários.
As chapas inscritas deverão estar completas e acompanhadas do apoiamento de um terço dos membros da Câmara, sendo vedado o apoioamento de vereador a mais de uma chapa, e observada a proporcionalidade partidária.
De acordo com o edital, o indeferimento de inscrição poderá ser impugnado em até 24 horas da publicação, com decisão do presidente no mesmo prazo, após manifestação da Comissão, que será formada por três vereadores não concorrentes.
A eleição ocorrerá em primeira chamada com maioria absoluta, e em segunda e terceira chamadas, se necessário. Persistindo a falta de quórum, a eleição ocorre com qualquer número de presentes, elegendo-se a chapa por maioria simples.
A votação será nominal e ostensiva. Os vereadores, chamados por ordem alfabética, assinarão lista de presença, manifestarão o voto na Tribuna e assinarão a lista de votação.
Persistindo o empate em até segunda votação, será eleita a chapa cujo o candidato for o mais velho.
A atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Macapá é formada por Pedro DaLua (presidente), Margleide Alfaia (1ª vice-presidente), Josélyio e Mais Saúde (2º vice-presidente), Japão Baia (1º secretário) e Ruzivan Pontes (2º secretário).
Deixe seu comentário
Publicidade


