Política

Camilo defende integração verdadeira entre Brasil e França

Deputado federal, em entrevista, também fala de obras rodoviárias no Amapá.


Douglas Lima

Da Redação

 

Em entrevista na manhã desta sexta-feira, 14, no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), o deputado federal pelo Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), entre outros assuntos, destacou dois referentes ao sistema rodoviário do estado.

Camilo citou encaminhamento de ofício ao governador Waldez Góes para que o Poder Executivo estadual assine termo de compromisso com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no sentido de que a autarquia federal assuma o asfaltamento do ramal do Manga e a abertura de três novos ramais, Uaçá, Urukawá e Galibi, nas terras indígenas do Oiapoque.

Camilo explicou que o termo de compromisso foi sugerido pela direção do próprio Dnit, que ao ser abordada por ele sobre a necessidade do asfaltamento do ramal do Manga, informou que a obra é de responsabilidade da Secretaria de Transportes do Estado do Amapá (Setrap), e que o expediente burocrático resolveria a questão, dando a responsabilidade da obra à autarquia.

“Estamos no aguardo de decisão do governador, pois o ramal possibilita o acesso ao Oiapoque por todas as comunidades no entorno do Manga. Essa ligação ficará ainda melhor se forem abertos ramais nas terras indígenas de Uaçá, Urukawá e Galibi”, previu o deputado federal.

Camilo também abordou a questão do trecho da BR 156 ainda sem asfalto, somando 110 quilômetros, indo de Calçoene até à entrada da cidade de Oiapoque. O parlamentar disse que na Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal foi dada a informação de que há recursos para asfaltamento de apenas dez quilômetros, mas que ele trabalha para que no próximo Verão venham a ser pavimentados pelo menos 54 quilômetros.

O deputado ainda anunciou para 3 e 4 de julho a realização de encontro transfronteiriço, em Macapá, para mais uma vez ser discutida a relação entre entre o Brasil e a Guiana Francesa.

Presidente da Subcomissãp de Fronteiras da Câmara Baixa, o deputado Camilo Capiberibe defende uma integração, de fato, entre o Brasil e a França, representada pelo departamento ultramarino daquele país, porque com as regras atuais os brasileiros perdem muito. Ilustrando as perdas, o parlamentar revelou que para entrar na Guiana Francesa o brasileiro tem que pagar no mínimo quatrocentos euros, enquanto que de lá pra cá não há pagamento.


Deixe seu comentário


Publicidade