Política

Camilo questiona e ministro diz que fará esforço para investir na infraestrutura do estado

Camilo reivindicou investimentos da União para modernizar o Porto de Santana, concluir a pavimentação dos trechos Sul e Norte da BR 156 e apresentou sua preocupação com a administração privada do Aeroporto de Macapá.


O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) questionou, nesta quarta, 03, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, sobre o plano do governo federal para fortalecer as modais de transportes no País.

Um dos autores do convite ao ministro, Camilo cobrou investimentos do Governo Federal no Amapá. “Está licitado e poderia ser concluído neste verão um trecho de 27,5 km do trecho Norte da BR 156. Mas isso só vai acontecer se houver aporte de recursos. Por enquanto, só tem recursos para executar 10 km”.

Camilo perguntou ao ministro qual é o projeto do governo para o Porto de Santana e chamou a atenção, mais uma vez, para sua importância ao País. “É um porto estratégico para integrar o Norte do País aos mercados norte-americanos, caribenhos e europeus. Estamos com uma produção crescente de grãos. O porto caiu em 2013 e, depois disso, a quantidade de cargas despencou. Com o asfaltamento da BR 163, esse porto vai se tornar o mais viável para escoar a produção”.

A BR 163 começa no Rio Grande do Sul e termina em Óbidos, no Pará. O trecho Cuiabá-Santarém, com 1780 quilômetros, vai integrar essa região produtora de grãos ao Porto de Santarém e, daí, com o mercado comprador de grãos e minérios, pelo rio Tapajós e Amazonas.

O socialista questionou a transferência do uso do terminal privado do Porto pela Anglous Ferrous, que responsabiliza pelo abandono da ferrovia e dos terminais usados no transporte de minérios, situação que considera ruim para o Amapá.

Ao final de uma resposta que passou dos 15 minutos, abordando outras modais País afora, o ministro afirmou, afinal, que “vamos trabalhar muito para fazer a BR 156, por que a gente quer fazer com que a infraestrutura chegue nos locais mais distantes; temos lá aquela maravilha de ponte do Oiapoque, precisamos abrir a fronteira, precisamos fazer com que a infraestrutura chegue lá.”

Freitas afirmou que o Aeroporto será inaugurado em breve e que sua administração será oferecida no 7º lote de concessões, junto com outros aeroportos da região Norte.


Deixe seu comentário


Publicidade