Diário Política

Candidatos começam campanha eleitoral nesta terça, 16

Dia 16 é a data oficial para que comecem comícios, propagandas pagas e para que os postulantes peçam votos


Os pré-candidatos foram registrados, anunciados e aprovados por partidos e federações. Nesta terça-feira (16), os nomes se tornam rostos e números. Começa oficialmente a propaganda eleitoral, inclusive na internet.

A partir de agora, as candidatas, os candidatos, os partidos, as federações e as coligações podem usar, das 8h às 22h, alto-falantes ou carros de som. Está autorizada a realização de caminhadas e carreatas. Os comícios podem ser feitos de 8h até meia-noite. Já os showmícios gratuitos são proibidos por lei.

 

Pedir voto
Agora está autorizado a todos os que estão registrados pedir voto. Pelas regras do TSE, os postulantes podem passar nas ruas, nos eventos, divulgando seu nome e número, usando a famosa frase “vote em mim”.

 


Propaganda gratuita e paga
Desta terça até 30 de setembro serão permitidas a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até 10 anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidato. O espaço máximo, por edição, é de 1/8 de página de jornal padrão e de 1/4 de página de revista ou tabloide.

De acordo com a legislação, na internet, a propaganda eleitoral pode ocorrer em sites e redes sociais. Elas devem ser identificadas como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação.

O impulsionamento de conteúdo por apoiadores é proibido. O disparo de mensagens só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida.

 

Candidatos barrados
As eleições gerais de 2022 terá seu primeiro em 2 de outubro. Um eventual segundo turno será em 30 de outubro. A Justiça Eleitoral encerrou o prazo para registros de candidatura nesta segunda-feira (15) com 28.109 pedidos de participação. Entre eles, 108 já foram julgados aptos e terão seus nomes nas urnas em 2 de outubro. Outros 29, no entanto, estão inaptos para a disputa, de acordo com lista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o calendário eleitoral, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais competentes. Após o julgamento, os postulantes são considerados aptos ou inaptos para concorrer.


Deixe seu comentário


Publicidade