Política

Capiberibe cobra instalações que tornarão trafegável ponte bin

Obra foi concluída em 2011, mas até hoje o governo não finalizou o complexo com os prédios de aduana



 

Em pronunciamento no Senado, o senador João Capiberibe (PSB-AP) lamentou o descaso do governo brasileiro, que não consegue concluir as obras que tornarão trafegável a ponte sobre o Rio Oiapoque, que une o Amapá e a Guiana Francesa.

A ponte de 378 metros foi concluída em 2011, mas no local não há travessia porque desde aquele ano o governo do Brasil não finalizou o complexo com os prédios da Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para Capiberibe, já passou da hora de o Brasil fazer como a China, um país comunista que, por meio de investimentos internacionais, cresce a taxas de 8% ao ano: “Isso é uma vergonha para o país. Como é que a gente constrói uma ponte de 60 e tantos milhões de reais, e abandona? Uma ponte que vai unir as pessoas, completamente abandonada. É esse nível de irresponsabilidade que dificulta, que atravanca, que atrasa o desenvolvimento brasileiro”.

O Senador lembrou que pela fronteira do Amapá com a Guiana Francesa o Brasil se aproxima da França e da União Européia. Mas, em sua avaliação, essa proximidade geográfica não é bem aproveitada pelo governo brasileiro, que perde a oportunidade de firmar parcerias e aproximar o Brasil da França e da Europa.

Reforma Política
João Capiberibe propôs que a reforma política comece pelo fim da reeleição para os cargos do Executivo. Na opinião dele, esse é o principal problema do modelo brasileiro, pois os políticos começam o mandato já pensando na reeleição e na formação de base política que de sustentação aos seus governos. Ele também quer o fim do financiamento de campanhas por empresas.


Deixe seu comentário


Publicidade