Política

CEA Equatorial e SVS levam energia elétrica e vacinação a locais remotos do Amapá

Equipes se deslocam em comboio de três balsas e 20 voadeiras para atendimento a mais de duas mil famílias em comunidades do Bailique, Cutias, Tartarugalzinho, Mazagão, Santana e ao longo do rio Cassiporé


 

Douglas Lima
Editor

 

Por volta das 9h desta sexta-feira, 15, equipes da CEA Equatorial e da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) zarparam em três balsas e 20 voadeiras, juntas, do Píer do Santa Inês, para pela primeira vez atuar em conjunto em localidades ribeirinhas do interior do Amapá, cada uma com uma função específica – a concessionária de energia para continuar a execução do Programa Luz Para Todos e o órgão público para fazer vacinação.

 

 

Augusto Dantas, presidente da CEA Equatorial, revelou que a proposta da empresa atuar em conjunto com a SVS foi do governador Clécio Luís. “Ele disse: Dantas, podemos pegar carona com vocês, para vacinar gente dos locais ribeirinhos do Amapá. Eu disse vamos nessa, e agora estamos aqui, saindo para viagem”, ilustrou o CEO da concessionária de energia.

 

 

O governo do Amapá e a CEA, nesta viagem, lançam a segunda etapa do Programa Luz Para Todos – Regiões Remotas, contando, de forma inédita, com o Programa Vacina para Ribeirinhos. As iniciativas levarão energia elétrica limpa e renovável a comunidades isoladas, sem acesso à rede convencional, e imunização para as famílias atendidas pela caravana.

 

 

O objetivo é atender, até ao fim do ano, mais de duas mil famílias em comunidades do Bailique, Cutias, Tartarugalzinho, Mazagão, Santana e ao longo do rio Cassiporé. A parceria fornece kits com painéis fotovoltaicos, inversores, controladores e baterias, possibilitando iluminação, conservação de alimentos, comunicação e apoio a atividades produtivas. O investimento é de R$ 190 milhões

 

 

O secretário estadual de vigilância em saúde, Cássio Peterka, pontuou que tendo a saúde como prioridade absoluta, imediata e inegociável, o governador Clécio idealizou a parceria inédita com a CEA Equatorial. “Assim, a SVS vai garantir imunização para famílias de locais distantes, atualização da carteira vacinal e doará kits, proporcionando a elas mais qualidade de vida”, completou.

 

 

O governador Clécio Luís esclareceu que o Luz Para Todos, que em sua denominação também recebe a expressão “Regiões Remotas”, é uma parceria que envolve não só a CEA Equatorial e o governo do estado, mas também o governo federal e o senador Davi Alcolumbre, que destinou emendas parlamentares para a execução do programa.

 

Clécio Luís lembrou que em 2023, quando da primeira etapa do Luz Para Todos, foram instaladas 3.500 unidades de energia solar, e que para esta segunda etapa a previsão é de duas mil unidades, o mesmo tanto previsto para ser instalado no próximo ano. “Isso é dignidade e inclusão total, pois se trata de energia, que propicia progresso em todos os sentidos, agora também com serviços de vacinação e mapeamento da saúde do estado”, enfatizou o governador.

 


Deixe seu comentário


Publicidade