Política

CEF capacita gestores e técnicos sobre como evitar a inadimplê

Técnicos também foram treinados para acessar recursos federais



 

Com o apoio do senador João Capiberibe (PSB), a Caixa Econômica Federal viabilizou a capacitação de gestores municipais, bem como técnicos para acessarem recursos federais e, principalmente, prestem contas de forma correta e, dessa forma, evitar a inadimplência.

O convite do evento, chamado “Capacitação Caixa e Tomadores – Caminho Necessário para o Desenvolvimento”, também foi feito ao Governo Amapá, que teve direito a dez vagas.

A primeira dica foi dada pelo superintendente executivo de Governo para as Áreas Centro-Oeste e Norte, Oscar Jorge Vasconcelos do Rego Barros. “É fundamental que as prefeituras tenham um Gerente Municipal de Convênios e Contratos, um servidor que ficará responsável pelo relacionamento da prefeitura com a Caixa”, explicou.

Esse servidor, entre outras tarefas, também vai preparar o município para receber emendas exatamente na área que mais precisa. “Às vezes, os recursos se perdem porque sempre a emenda parlamentar é destinada ao setor que o prefeito estabeleceu como prioridade, assim, com esse profissional, os recursos serão destinados para o local certo”, esclareceu.

O superintendente interino regional da Caixa Econômica, Marcelo Almeida Figueiredo, disse que o banco costuma fazer esse tipo de capacitação em outras unidades da Federação. “Fomos procurados pelo senador Capiberibe e, pela segunda vez, estamos realizando essa capacitação no Amapá. É um projeto que orienta o gestor, no entanto, o principal beneficiado é a população, que vai poder contar com mais equipamentos públicos”, avaliou.

A secretária de Gabinete da Prefeitura de Serra do Navio, Dauzira da Silva, disse que o município ocupou as três vagas as quais tinha direito e que pretende aprender para fazer corretamente o dever de casa. “Mais importante do que acessar o recurso é prestar contas e essa capacitação também tem o propósito de orientar os prefeitos e seus técnicos, por isso esse treinamento é muito bem vindo”, pontuou.

A iniciativa tem como principal objetivo estreitar o relacionamento das prefeituras com os órgãos do Governo Federal, promovendo a troca de conhecimentos com o objetivo de agilizar as demandas das prefeituras no que diz respeito ao pleito por recursos para diversos projetos e a participação dos municípios em programas federais.


Deixe seu comentário


Publicidade