Política

‘Centrão’ vai promover debate entre os candidatos à presidência da OAB do Amapá

Grupo formado por profissionais da situação e da oposição querem que os postulantes às presidências da instituição assumam compromissos para garantir melhores condições ao exercício da advocacia.


Membros da diretoria do ‘Centrão’, debateram o momento atual da categoria.

Membros da diretoria do ‘Centrão’, grupo de advogados criados há um ano para congregar profissionais interessados em criar, implementar e sugerir políticas corporativas para garantir a melhor das condições do exercício da advocacia, estiveram neste sábado (27) no programa Togas&Becas (DiárioFM 90,9) apresentado pelo advogado Helder Carneiro e debateram o momento atual da categoria, destacando as conquistas do Colegiado e apresentando as reivindicações da categoria neste momento pré-eleitoral da instituição.

Advogado Andrei Pinheiro

De acordo com o presidente do ‘Centrão, advogado Andrei Pinheiro, em apenas um ano de existência o grupo já garantiu importantes conquistas, das quais destacou a construção e equipamento de um novo Parlatório no Instituto de Administração penitenciária no Amapá (Iapen), que é o local onde os advogados podem conversar privativamente com seus clientes. “Essa reivindicação foi feita pelo Centrão há um ano ao então presidente em exercício da OAB/AP, o vice-presidente Auriney Brito, aqui neste programa, e na ocasião ele prometeu envidar esforços e o Parlamento foi construído e equipado, permitindo condições dignas para que os advogados criminalistas possam conversar com seus constituintes”.

Outra reivindicação do grupo que foi feita ao presidente Paulo Campello, que já retornou à presidência da instituição após ter se afastado para concorrer ao cargo de deputado federal nas eleições de 7 de outubro, é a instalação de uma Sala da OAB no Ciosp do Pacoval. “Nós temos um Sala muito bem estrutura na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) apesar do pequeno fluxo de advogados no local, e uma Sala no Ciosp do Pacoval é medida que se impõe, por causa do grande número de ocorrências e a enorme afluência de advogados no local para atenderem os seus clientes”.

De acordo com Pinheiro, essa e outras reivindicações serão cobradas dos candidatos à presidência da OAB por ocasião de um debate entre os dois candidatos, Auriney Brito (Chapa 01, de situação) e Charles Bordalo (Chapa 02, de oposição). “Estamos programando esse debate entre os dois candidatos para que possamos debater o presente e o futuro da advocacia amapaense, que será mediado por uma pessoa estranha à categoria, para melhor transparência do evento. E nesse debate os candidatos terão que se comprometer com propostas que garantam o exercício pleno da advocacia”, pontuou Andrei Pinheiro.

Advogado Lamarão

O vice-presidente ‘Centrão, o advogado Lamarão, destacou a importância do debate e ressaltou o papel do grupo na eleição do Centrão. “Queremos salientar que somos um grupo composto por advogados militantes que frequentam Fórum e o Tribunal de Justiça, atuando em prol da justiça e da cidadania; não temos vinculação com absolutamente ninguém. Somos um grupo coeso que busca melhores condições para o exercício da advocacia”.

Considerando que dos cerca de 4 mil advogados inscritos na OAB/AP mais de 800 integram o ‘Centrão’, o grupo é considerado decisivo para decidir a eleição da nova diretoria da instituição, que vai ocorrer em 16 de novembro deste ano.


Deixe seu comentário


Publicidade