Clécio anuncia inovações e facilidades para os contribuintes de Macapá
A emissão de notas fiscais eletrônicas pelo celular é uma das principais novidades dentro de um projeto de cidade inteligente da PMM

Cleber Barbosa
Da Redação
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, falou nesta quarta-feira (02) sobre o lançamento de uma nova plataforma para a emissão de notas fiscais eletrônicas de serviço, um documento comum de qualquer prestador de serviço, seja pessoa física ou jurídica. O serviço é totalmente digital e remoto, substituindo os antigos blocos de papel que levavam de 30 a 60 dias para ser autorizados – fora a impressão gráfica.
Segundo o gestor macapaense, a impressão física foi abolida em 2013 e agora o avanço chega a uma nova geração, um sistema integrado a um programa maior, de uma cidade digital. “A partir de hoje tanto um empresário quanto qualquer prestador de serviço, profissional liberal que precise emitir uma nota fiscal de serviço não precisa sequer ir mais à central de atendimento ao contribuinte, pois tudo agora poderá ser feito pelo celular, do computador de casa ou do escritório”, anunciou.
Ele disse ainda que além de todas as inovações e facilidades, a nova nota fiscal eletrônica atende a parâmetros nacionais, de simplificação e facilitação para a emissão do documento, conectada ao programa do Simples Nacional, além do contratante poder discriminar os percentuais que incidem sobre a prestação de serviço e a compra de material – o que gera custos mais reais a uma obra.
Outra novidade é que todo contribuinte terá um endereço eletrônico ao participar do programa, batizado como “Nota na Mão”. Trata-se de uma conta institucional de e-mail onde o contribuinte vai poder se comunicar com a prefeitura e dificilmente poderá perder prazo, deixar de receber notificações fiscais e tributárias, numa justiça fiscal e atualização do cadastro dos contribuintes.
Para o prefeito, a inovação vem a reboque das atualizações e facilidades que os tempos de quarentena e distanciamento social estão exigindo de todas as instituições, sejam públicas ou privadas. “São legados tanto da modernização que estamos vivendo como também desse período que a pandemia no obrigou a ser mais criativos e nos reinventarmos diante dessa realidade tão cruel, como da necessidade de nos modernizar e utilizarmos tempo útil para fazer outras coisas, para sua empresa, para sua família, para sua vida pessoal”, concluiu.
https://www.youtube.com/watch?v=mT5RSLudJi4
Deixe seu comentário
Publicidade
