Política

Clécio defende medidas compensatórias para os municípios duran

Luta



 

O prefeito de Macapá, Clécio Luís (PSol), afirmou durante o Fórum das Cidades, realizado na quinta-feira, 18, pelo governo do Estado, na capital, que é necessário insistir na discussão sobre as medidas compensatórias para os municípios que passaram a ter muitas demandas que eram da União, mas que foram municipalizadas, porém, sem as medidas compensatórias.

“Da mesma forma que os governos estaduais dependem da União, os municípios dependem das parcerias com o Estado, portanto é fundamental que ocorram as cooperações no campo político, sobretudo com ações concretas. Quero estabelecer uma relação com o governo que resulte em parceria com as prefeituras independente de bandeiras partidárias, de forma clara e transparente pautadas nas necessidades dos municípios”, pontuou Clécio Luís.

As dificuldades enfrentadas com a crise financeira estabelecida no país e os impactos sobre os fundos de participação dos estados e municípios diretamente na gestão dos poderes executivos, também foi destaque durante o Fórum das Cidades. O presidente da Ameap lembrou que as administrações devem enfrentar e combater os efeitos da crise, com união e empenho técnico e político.

Para o prefeito de Vitória do Jari, Raimundo Alcymar Souza, a iniciativa de ouvir os prefeitos e o fortalecimento da Ameap ajudará a superar as dificuldades. “Em Vitória estamos enfrentando a paralisação de fábricas e a redução de empregos, que estão afetando diretamente a economia local. A atuação da Associação dos Municípios de estreitar parcerias nos oportuniza encontrar alternativas para apresentar respostas à população”.

A cobrança de contrapartidas por parte do Governo do Estado também foi feita pelo prefeito de Santana, Robson Rocha. “Temos uma pauta baseada nas questões de responsabilidade do Estado, que ao longo de pelo menos três anos não tem repassado as contrapartidas aos municípios, que têm vários recursos federais, mas que necessitam de ajuda”.

Integrou na manhã desta quinta-feira, 18, o Fórum das Cidades, que reuniu gestores dos 16 municípios amapaenses em uma programação que debateu o planejamento de ações e agendas permanentes entre Governo do Estado e prefeituras. O encontro também reuniu autoridades do Poder Judiciário e de controle fiscal, além de parlamentares municipais e estaduais.

Clécio Luís reconheceu a iniciativa de retomar o fórum como uma ação de construção para a relação sólida entre as administrações municipal e estadual, em busca do desenvolvimento econômico e social de cada cidade.


Deixe seu comentário


Publicidade