Política

Clécio Luís assegura permanência de médicos cubanos no Bailiqu

Balanço positivo



 

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, fez um balanço positivo das ações desenvolvidas no distrito do Bailique durante o último fim de semana, sede da prefeitura por três dias. Clécio ressaltou que seu governo está presente na comunidade e disse que a proposta de transferir a sede da prefeitura para o Bailique foi exatamente para ouvir as demandas e tentar solucionar os problemas que competem à gestão municipal.

Saúde
O prefeito e sua comitiva estiveram no arquipélago para oferecer diversos serviços às comunidades. “Inauguramos uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na Vila Progresso, porque a antiga ficou com uma parte comprometida por conta do fenômeno da erosão. A nova UBS tem dez salas, com dois consultórios, um gabinete odontológico completo, farmácia, enfermaria, sala de curativos, sala de observação, sala de coleta de exames, sala de vacinas. Um espaço completo que salvará vidas e atenderá toda a população do Bailique”.

Durante as ações foram entregues medicamentos e a farmácia está com estoque completo. Além disso, as cinco equipes do programa Saúde da Família estão completas, com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agente comunitário de saúde. Clécio Luís conversou com os servidores da área e ouviu as reivindicações. Garantiu que boa parte das demandas será resolvida em até uma semana, para melhorar ainda mais o atendimento.

Clécio Luís ressaltou que a prefeitura alugou duas voadeiras para fazer o serviço de levar as equipes do Saúde da Família e atendimento de emergência. A pista de pouso está sendo recuperada para voltar a operar. A prefeitura está firmando um contrato com uma aeronave de asa alta para operar em ocasiões de emergência no distrito, além disso, também está sendo fechado um contrato de uma ambulancha das mais modernas para atuar no local.

Ações no Bailique
No total, foram realizados 260 atendimentos médicos; 106 doses de vacinas aplicadas; 10 atendimentos odontológicos; 430 kits odontológicos distribuídos; 39 testes rápidos para HIV/Sífilis/Hepatites; 93 doses aplicadas de Vitamina A; 221 Cartões do SUS expedidos; 260 receitas de medicamentos atendidas. Na área da assistência, 320 atendimentos, entre eles o Cadastro Único (CadÚnico), que dá acesso aos programas sociais do Governo Federal, pré-inscrições para o Pronatec (cursos de capacitação) e passe social federal para pessoa idosa. Foram entregues 47 Alvarás de Funcionamento na comunidade Vila Progresso e 240 espelhos imobiliários, que garante ao cidadão isenção do pagamento do IPTU.

Ação de cultura, esporte e lazer
Nas ações de cultura foram atendidas 260 crianças com pinturas de rosto e atividades lúdicas. Destaque para a oficina de palhaçaria voltada para crianças, com o batismo de mais de 80 palhacinhos. A prefeitura aproveitou a oportunidade para planejar o “Bailique Verão” junto com a comunidade, programado para o mês de julho.

Nas atividades esportivas foram realizados torneios de pênalti e vôlei, com premiações de troféus, jogos de camisas, bola, rede oficial de futebol, além de ser entregue à comunidade bambolês e jogos de damas.

Para o prefeito Clécio Luís, a ação foi positiva, já que toda a meta do cronograma de atividades da prefeitura foi atingida. Porém, o prefeito retornou a Macapá com novos desafios, transformar a antiga UBS na nova agência distrital; construir uma passarela que irá facilitar o acesso à nova UBS para quem chega pelo rio, vindo de outras comunidades; a conclusão de um quilômetro de passarelas em diversas comunidades. O prefeito irá também propor ao Governo do Estado parceria para recuperação do trapiche de desembarque dos navios e barcos. Outra demanda é a adaptação de outro galpão para armazenagem do lixo no Bailique.


Deixe seu comentário


Publicidade