Política

Clécio Luís discute identidade dos patrimônios históricos com

Serão colocadas placas para que as pessoas saibam quem são os homenageados nas vias da cidade



 

Com o objetivo de discutir vários projetos para Macapá, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, reuniu-se com os representantes do grupo Memorial Amapá, formado por descendentes de pioneiros amapaenses e pessoas interessadas no resgate da memória amapaense.

O grupo, que tem como principal bandeira manter a identidade de patrimônios históricos, é formado por descendentes de pioneiros amapaenses e pessoas interessadas na causa.

O presidente do Memorial Amapá, publicitário Walter Júnior, destacou pautas importantes como o nome da Praça Isaac Zagury, que hoje é apenas conhecido como Beira Rio. “Vários gestores já tentaram tirar a verdadeira memória do que é a praça. Queremos que as pessoas lembrem qual a verdadeira identidade do local”.

Durante a reunião foi feita uma apresentação de locais em Macapá que acabaram esquecidos pelo poder público, entre eles o prédio do Colégio Amapaense e o antigo Ginásio Masculino, que hoje se chama Escola Estadual Antônio Cordeiro Ponte.

No encontro também foi detalhada a programação do 1º Encontro do Memorial Amapá, que acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro, que culminará uma caminhada por várias ruas de Macapá, e o tombamento da igreja São José, na esfera municipal.

Ficou definido, ainda, que serão colocadas placas para que as pessoas saibam quem são os homenageados nas vias da cidade.

O prefeito Clécio Luís convidou o grupo para participar das discussões a respeito do projeto da área que fica localizada em frente à residênc
governamental, já que existe verba para a revitalização do local.

“Eu gostaria muito de contar com o Memorial Amapá na construção desse projeto, pois sei que vamos poder resgatar a memória daquele local. Eu poderia construir esse projeto no gabinete, mas é melhor construir em conjunto com quem conhece a história dessa cidade. Eu assumo o compromisso em agilizar a posse do Conselho Municipal de Políticas Culturais para viabilizar o tombamento da igreja, já que esse é o primeiro passo”, pontuou o Prefeito.

Clécio Luis pediu, também, a participação do Memorial Amapá para participar da elaboração de programação das comemorações de aniversário da criação do município de Macapá, que ocorrerá no dia 6 de setembro.

Também participaram do encontro o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Jansen Rafael e o secretário de Governo, Denilson Magalhães.


Deixe seu comentário


Publicidade