Política

Clécio quer tombamento da Igreja da Matriz pela Unesco

Patrimônio da humanidade



 

A Assembleia Legislativa já efetivou o tombamento estadual da igreja, o que aumenta a expectativa com relação à revitalização do patrimônio do povo católico. A prefeitura de Macapá defende que o tombamento precisa ser feito pela Unesco também, já que o monumento tem mais de 250 anos. “Vamos levar essa reivindicação ao Governo do Estado na próxima quarta-feira. A igreja é nosso bem mais precioso e precisa ser interditada imediatamente. É uma situação séria e imediata”, frisou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

O prefeito ressaltou que a mandará fazer “em caráter de urgência” o projeto de reforma emergencial do prédio. O combate aos cupins será prioridade agora.

“É importante ressaltar que o Iphan quer esse tombamento. Sabemos que a Igreja passou por mudanças em relação ao projeto original, mas o tombamento irá disputar com outras igrejas que estão intactas há mais tempo. Porém, com a força da nossa bancada esse sonho pode ser mais rápido”, ressaltou Joana Morillos, presidente do Iphan no Amapá.

Campanha
Uma campanha da Prefeitura de Macapá, Diocese de Macapá, Confraria Tucuju e Memorial Amapá pretende angariar recursos para a restauração do mais antigo patrimônio histórico de Macapá, a igreja Matriz de São José. Com 254 anos de história, a igreja enfrenta sérios problemas com goteiras, infiltração, ataque de cupins e rachaduras.

A campanha foi definida nesta sexta-feira, 20, em reunião na biblioteca pública Elcy Lacerda. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a igreja corre risco de desabamento, principalmente na parte da torre esquerda.


Deixe seu comentário


Publicidade