Política

Clécio revela que aumento na conta de luz contempla ‘ajuda’ do Amapá para pagar dívida do sistema nacional

Governador também antecipa que MP a ser enviada ao presidente Lula impedirá que estado continue pagando conta de forma igualitária ao restante do país


 

Douglas Lima
Editor

 

O governador Clécio Luís, em entrevista exclusiva ao Sistema Diário de Comunicação, na manhã desta sexta-feira, 22, revelou que o reajuste real da tarifa de energia elétrica prevista para vigorar no Amapá a partir de 13 de dezembro é em torno de 13%, mas que a Aneel determinou 44,41%, embutindo variáveis, para o estado contribuir para o pagamento de empréstimo feito pelo sistema nacional do setor.

 

Clécio deu a entrevista em relação ao encontro que ele e políticos amapaenses tiveram quinta-feira com o ministro das minas e energia, Alexandre Silveira, justamente para tratar sobre o alto reajuste tarifário de 44, 41%. Segundo o governante, o resultado prático da reunião será a elaboração de uma Medida Provisória (MP) a ser apresentada ao presidente Lula que, por sua vez, a encaminhará para análise e deliberação legislativa.

 

O governador antecipou que a MP não se limitará a resolver o atual problema com o reajuste tarifário, mas tomar definições estruturais para que o Amapá não mais continue pagando a conta de forma igualitária ao restante do país, não só por ser um estado economicamente inferior, mas também por ser autossuficiente em energia elétrica, inclusive exportando o produto para regiões desenvolvidas, como o Sul e o Sudeste.

 

Clécio Luís reconheceu que a luta é árdua, mas que o Amapá está unido no combate aos preços que ele chama abusivos no consumo de energia elétrica, e que agora entrará em contato, também para unir forças, com os governadores do norte e nordeste do país. Ainda ontem o gestor amapaense conversou com o governador do Pará, Helder Barbalho, e hoje ficou de procurar Wilson Lima, do Amazonas.

 


Deixe seu comentário


Publicidade