Com articulação de Randolfe, Iphan entrega 144 títulos de propriedade definitivos em Serra do Navio
Iniciativa foi possível em virtude de articulação do senador Randolfe Rodrigues, líder do governo federal no Congresso

Na próxima sexta-feira, 4, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) fará a entrega de 144 títulos de propriedade fundiária a moradores de Serra do Navio, resultado da articulação do senador Randolfe Rodrigues.
O evento também marcará o lançamento do Manual do Morador de Serra do Navio, que será entregue aos proprietários para orientar o uso adequado dos imóveis, em conformidade com as normas de preservação.
“Essas pessoas são proprietárias de uma área tombada. Com o título em mãos, elas poderão acessar recursos federais destinados à preservação do patrimônio, desde que submetam seus projetos ao Iphan”, explicou o superintendente do Iphan no Amapá, Gabriel Flores.
Além disso, os títulos permitirão que os moradores utilizem suas propriedades de forma regular, inclusive para fins turísticos. “Os espaços podem ser adaptados para funcionarem como pousadas ou restaurantes”, destacou o senador Randolfe.
Tombamento
O município de Serra do Navio (AP) foi tombado pelo Iphan em 2010. O tombamento abrange a Vila Serra do Navio, um conjunto urbano modernista construído para abrigar os trabalhadores da empresa de mineração Icomi. O objetivo é preservar a memória social e as características únicas da vila, projetada pelo arquiteto Oswaldo Bratke.
Deixe seu comentário
Publicidade


