Política

Com protagonismo na agenda energética, Amapá vira opção estratégica global para operações de petróleo e gás

Em reunião com uma das maiores empresas globais do setor de energia, governador Clécio Luís reforça posição estratégica e aposta no equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental


 

Com a perspectiva da autorização da pesquisa e exploração de petróleo na Margem Equatorial, empresas encontram no Amapá um ambiente favorável, com segurança jurídica e política para futuros investimentos. Nesta terça-feira, 1⁰, o governador Clécio Luís reuniu com representantes da empresa TechnipFMC, uma das maiores empresas globais do setor de energia, com forte atuação em projetos offshore.

 

 

“Queremos posicionar o Amapá como protagonista na produção de petróleo, preparando todas as condições para dar um salto gigante no desenvolvimento econômico do estado. Apostamos em parcerias com empresas que priorizam a segurança e a responsabilidade ambiental, unindo o verde do Amapá ao respeito rigoroso pelo meio ambiente, para promover um crescimento sustentável e equilibrado”, enfatizou Clécio Luís.

 

O gerente de Relações Institucionais da TechnipFMC, Sérgio Mariano, explicou que o objetivo do encontro foi apresentar um panorama da empresa, compartilhar informações sobre o processo de planejamento e preparação para uma futura base de operações no Amapá, além de compreender, com maior profundidade, as alternativas e oportunidades de estabelecimento no estado.

 

 

“Estamos com a missão de avançar com a nossa empresa nessa aproximação, no estudo da Margem Equatorial, que é o trabalho que estamos realizando neste momento. Compartilhamos que, dentro da cadeia de óleo e gás, atuamos após a etapa inicial de exploração. Portanto, ainda faltam alguns anos para estabelecermos uma base fixa em algum lugar, mas entendemos que este já é o momento para conversar e explicar o que precisamos e o que fazemos”, enfatizou Mariano.

 

Participaram da reunião: Adilson Marques, analista de Políticas Públicas da Patri Políticas Públicas & Public Affairs; Asiel Araújo, secretário de Representação do Governo do Amapá em Brasília; Wandemberg Pitaluga, diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá; Mamede Barbosa, secretário adjunto de Mineração; Jesus Vidal, secretário de Estado da Fazenda; e Antônio Batista, diretor de Atração de Investimentos da Agência Amapá.

 

 

Atraindo olhares e investidores

O potencial do Amapá, devido à sua localização estratégica, logística eficiente e protagonismo na produção de energia limpa e diversificação energética, tem sido apresentado a diversos investidores internacionais. Clécio Luís tem participado de eventos estratégicos do setor, como o Amazon Energy 2025 – evento pré-COP do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) – e o Offshore Technology Conference (OTC) 2025, a maior conferência mundial da indústria de petróleo e gás em águas profundas.

 


Deixe seu comentário


Publicidade