Com emenda de Davi, Amapá retoma cirurgias de catarata em parceria com Centro dos Capuchinhos
As cirurgias começam pelos pacientes cadastrados no programa de Tratamento Fora de Domicílio

O Governo do Amapá inicia na próxima segunda-feira, 7 de setembro, as cirurgias de catarata e pterígio do programa Mais Visão. Serão realizados mais de sete mil procedimentos, sendo cinco mil cirurgias de catarata e duas mil cirurgias de pterígio (formação carnosa que avança sobre a córnea, geralmente do lado nasal).
As cirurgias foram viabilizadas através da assinatura de um termo de fomento com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate, conhecido popularmente como Capuchinhos. Os recursos para custear as cirurgias são fruto de emenda parlamentar do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, no valor de R$ 6,4 milhões.
Inicialmente será dada prioridade aos pacientes oftalmológicos cadastrados no programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD), que já estão sendo contatados para o agendamento das cirurgias. Atualmente cirurgias oftalmológicas representam uma das maiores demandas do PTFD. A estimativa é que o atendimento dos pacientes traga uma economia de até 40% em relação aos custos do programa.
Em média serão realizados 50 procedimentos por dia, todo o espaço foi adequado para que os procedimentos sejam realizados com total segurança para os pacientes e profissionais. Procedimentos e cirurgias oftalmológicas de emergência continuarão a ser realizados na rede estadual.
Atendimento de novos pacientes
O cadastro de novos pacientes pode ser feito no setor de oftalmologia, localizado no complexo do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), às segundas, quartas e sextas, de 14h às 16h. O paciente precisa ter em mãos o laudo indicativo cirúrgico dado por médico oftalmologista, documento de identificação e cartão do SUS.
Deixe seu comentário
Publicidade

