Política

Comenda Celso Saleh e selo comemorativo marcam Dia do Estudante

Personalidades do segmento serão homenageadas


Por solicitação do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Pedro da Lua, os Correios vão lançar selo comemorativo da Comenda Celso Saleh, que pretende homenagear personalidades que se destacaram no segmento estudantil e em prol de políticas para a juventude. A comenda e o selo serão lançados durante as comemorações do Dia do Estudante, em 11 de agosto, durante sessão solene na Assembleia Legislativa. A arte que ilustra o selo é do artista plástico Honorato Jr.
De acordo com Pedro da Lua, a escolha do nome não poderia ser mais apropriada: “Celso Saléh amava o Amapá. Casado com a amapaense Ilka Maria Barriga Saleh, foi o primeiro presidente da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa) e único amapaense a presidir a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) entre 1958 e 1959, comunista e chefe de gabinete de diversos presidentes do Senado, entre os quais Mario Martins, Petrônio Portella e Humberto Lucena”.

O jornalista Flávio Barros, que conviveu com Celso Saleh nos últimos anos de sua vida, lembra dele com saudosismo: “Esse perfil de comunista, líder estudantil com um discurso fervoroso se deu num passado distante. Depois de preso pelo golpe militar de 1964, foi solto fazendo carreira de funcionário público no Amapá até entrar no Senado, onde era gentil, educado e competente técnico legislativo. Nos momentos de folga do trabalho, relembrava os tempos de líder estudantil, com um discurso vibrante, irônico, questionador de tudo e de todos. Assim, em 1990, candidato pelo Amapá a uma cadeira no Senado, Saleh andava em busca de votos. Na ida todos gostavam daquele ser dócil, inteligente, educado. Na volta, se assustavam com o discurso de um candidato irreverente, sem medo, que ‘baixava o pau’ nos militares. Não foi eleito, mas se recusou a elogiar no rádio o candidato do mesmo partido (que depois se elegeu), e ainda disse no ar que era um candidato do povo, não de um homem!”.

Serão pelo menos 50 personalidades homenageadas durante a comemoração do Dia do Estudante da Assembleia Legislativa, das mais diversas correntes políticas e ideológicas. “Todos aqueles que tiveram importância no movimento estudantil serão lembrados. Queremos convidar os ex-presidentes da Uecsa, do DCE da Unifap e de todos os grêmios, especialmente os mais históricos como o Ruy Barbosa (do Colégio Amapaense), Edson Luiz (do Colégio Comercial do Amapá, atual Gabriel de Almeida Café) e Paulo Freire (do antigo IETA)”, lembrou Pedro da Lua.


Deixe seu comentário


Publicidade