Política

Comissão da Alap ouve secretário de Saúde do Estado durante reunião extraordinária

Secretário Juan Mendes expôs as medidas adotadas a partir da redução das internações por covid-19 no estado. Entre elas, a retomada de cirurgias eletivas, principal tema da pauta.


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) ouviu durante reunião extraordinária na manhã desta sexta-feira (10) o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, que expôs as medidas adotadas a partir da redução das internações por covid-19. Entre elas, a retomada de cirurgias eletivas, principal tema da pauta.

De acordo com o secretario, existia uma demanda reprimida de cirurgias antes da pandemia, que foi agravada em decorrência dos leitos serem destinados para atendimento aos pacientes da Covid-19. O secretario elogiou a preocupação dos deputados quanto à questão das cirurgias eletivas.

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil deixou de realizar ou adiou pelo menos 2,8 milhões de cirurgias eletivas em 2020, em função da pandemia, procedimentos simples como a cirurgia de catarata, hérnia, vesícula, varizes e postectomia estão entre os mais afetados. Assim como aconteceu com os procedimentos ambulatoriais, a redução no volume de cirurgias, hospitalares ou ambulatoriais, também afetou todas as regiões do País.

“No Amapá, segundo a base de dados, esse número pode ser de 1,2 mil pessoas esperando por uma remarcação de cirurgia”, disse o secretário, informando que estão sendo criadas novas estratégias, como a criação de novos pontos para atendimento nesse setor, criação de novos turnos com a realização de cirurgias à noite e nos finais de semana. “Dessa forma, vamos poder diminuir essa demanda tão importante na rede de saúde pública”, destacou.

O gestor da saúde também foi questionado sobre a utilização das emendas impositivas. Os parlamentares presentes à reunião apresentaram várias demandas, e fizeram vários questionamentos em casos como a reforma do Hospital Estadual de Santana (HES), e o número reduzido de médicos no interior do estado.

Foto: Kitt Nascimento


Deixe seu comentário


Publicidade