Política

Comissão da Câmara debate desafios do uso de bioinsumos na agroindústria

Discussão foi sugerida pelo deputado amapaense, Josenildo Abrantes, que vê desafios a serem enfrentados pelo desenvolvimento de insumos com necessidade de mais pesquisas


 

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados debaterá na terça-feira, 16, os desafios para o uso de bioinsumos na agroindústria. A sugestão para o debate é do deputado Josenildo (PDT-AP). Ele quer sensibilizar os legisladores sobre a importância de criar um ambiente regulatório favorável que incentive a pesquisa, o desenvolvimento e a comercialização de bioinsumos no Brasil.

 

“Eles não apenas ajudam a reduzir a dependência de produtos químicos sintéticos, mas também promovem a biodiversidade, melhoram a saúde do solo e das plantas, e podem contribuir para a redução dos custos de produção”, ressaltou Josenildo.

 

Ele lamenta, no entanto, que a adoção e o desenvolvimento desses insumos enfrentam desafios significativos, como a necessidade de mais pesquisas, desenvolvimento de tecnologias, regulamentações específicas e ampliação do conhecimento e aceitação por parte dos produtores rurais.

 

“A audiência pública visa reunir especialistas, pesquisadores, representantes do setor agroindustrial e autoridades governamentais para discutir o estado atual e o potencial dos bioinsumos na agroindústria brasileira. O objetivo é identificar os principais desafios e oportunidades e definir estratégias para o fomento e a regulamentação adequada do setor, garantindo seu desenvolvimento sustentável e competitivo”, explica o deputado.

 

São convidados para o debate o Ministério da Agricultura e Pecuária, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Associação Brasileira de Indústrias de Bioinsumo e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura.

 


Deixe seu comentário


Publicidade