Política

Comissão de Agricultura e Abastecimento da AL atesta contamina

Agrotóxicos contaminam solo, lençóis freáticos, rios e lagos em São Joaquim do Rio Pedreira



 

A companhada de técnicos da Assembleia Legislativa (AL), a deputada estadual Cristina Almeida (PSB), presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento visitou na tarde dessa quarta-feira, 6, a comunidade de São Joaquim do Rio Pedreira, localizada no quilômetro 50 na BR- 156. O objetivo foi apurar a denúncia de suposta contaminação por agrotóxicos no plantio de soja nas proximidades da região.

A parlamentar e a equipe técnica da comissão, constataram a veracidade da denúncia, através do depoimento de alguns moradores da comunidade, confirmando a denúncia proferida à Comissão de Agricultura e Abastecimento pela deputada estadual Roseli Matos (DEM), durante sessão ordinária da comissão. Há estudos que comprovam que aproximadamente 25 milhões de trabalhadores agrícolas sofrem com algum tipo de intoxicação causada por exposição a agrotóxicos. Os agrotóxicos, quando usados de forma incorreta, contaminam o solo, lençóis freáticos, rios e lagos, além dos efeitos serem extremamente prejudiciais à saúde.

De acordo com a socialista, serão tomadas as devidas providência que o caso requer, “Iremos encaminhar para conhecimento e providências dos órgãos competentes como o Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), que executa as políticas de meio ambiente do Estado, quanto ao licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental, encaminharemos à Diagro, responsável pela inspeção agropecuária. Também apresentaremos um relatório à Comissão de Meio Ambiente e Política Agraria da Assembleia Legislativa”, anunciou a deputada.


Deixe seu comentário


Publicidade