Comissão de Relações Exteriores e PRF alinham ações de combate na faixa de fronteira de Oiapoque
O encontro serviu para apresentar o futuro oficial de ligação no CCP e também debater sobre o combate ao tráfico de drogas, de armas, de mulheres, de mercadorias, além do funcionamento da ponte binacional na fronteira entre as cidades gêmeas de Oiapoque (Brasil) e Saint-Georges (França).

Os representantes das Comissões de Relações Exteriores (CRE) e de Segurança Pública (CSP) da Assembleia Legislativa, deputada Cristina Almeida (PSB), e os deputados Paulinho Ramos (PR) e deputado Jory Oeiras (DC), respectivamente, receberam o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Amapá, Aldo Balieiro; e o agente da PRF, Marcelo Marra, que deve assumir a cadeira da PRF no Centro de Cooperação Policial (CCP) entre Brasil e França, com sede em Saint-Georges, na Guiana Francesa.
O encontro serviu para apresentar o futuro oficial de ligação no CCP e também debater sobre o combate ao tráfico de drogas, de armas, de mulheres, de mercadorias, além do funcionamento da ponte binacional na fronteira entre as cidades gêmeas de Oiapoque (Brasil) e Saint-Georges (França). A reunião ocorreu na tarde desta segunda-feira (27/5/2019), na sala da presidência da Casa de Leis, no prédio anexo, no Buritizal.
Para a presidente da CRE, deputada Cristina Almeida, a inclusão da PRF no CPP representa um grande avanço para o fortalecimento da segurança na região de fronteira. ?Havia a necessidade da integração da PRF aos demais órgãos na fronteira no sentido da segurança pública; fpi no sentido de apresentar o Marcelo Marra, que se colocou à disposição para que a gente possa trocar informações e eu tenho certeza que a comunidade de Oiapoque irá ganhar muito com isso, assim, também, como toda a comunidade do Platô das Guianas?, destacou.
Segundo o superintendente da PRF, a inclusão da instituição foi uma decisão de 2013, em uma das reuniões da Comissão Mista Transfronteiriça, em Caiena, e validada pelo lado francês. “Estamos ainda no processo de efetivação da PRF no Centro de Cooperação Policial, haja vista que nós já vínhamos nos reunindo com o CCP e também com outros órgãos da segurança pública brasileira, Polícias Federal, Civil e Militar e Iapen”, revelou.
Para Aldo Balieiro a integração é importantíssima para o enfrentamento a criminalidade, principalmente, na área de fronteira e a presença da PRF irá fortalecer o enfrentamento a criminalidade, pois entende que a rodovia federal é a artéria de ligação no Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade
