Política

Comissão de Saúde da AL quer auditoria no Hospital de Emergênc

Os deputados integrantes da Comissão de Saúde, da Assembleia Legislativa do Amapá, realizaram visita técnica  as instalações do Hospital de Emergência em Macapá (HE), e constataram falta de medicamentos, equipamentos e leitos quebrados, pacientes literalmente jogados em leitos sem previsão para serem operados, ambulatório sendo transformado em unidade semi-intensiva e pacientes reclamando do tratamento desumano que recebem de alguns técnicos e enfermeiros.


 

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Jaci Amanajás (Pros), disse que o objetivo da visita é conhecer as instalações da unidade, verificar o trabalho e sugeri melhorias, mas, devido à situação que foi identificado no local a comissão deverá sugerir a realização de uma auditoria em todos os setores do hospital.

Os membros da Comissão de Saúde foram recepcionados pela administradora do hospital, Maria do Carmo Valente e o diretor do Hospital de Emergência, Edmilson Castro Ribeiro a responsável pelo ambulatório e a farmácia, doutora Yana Souto.

Dizem que o que está ruim sempre pode piorar. Ninguém melhor para confirmar essa tese de funcionários do hospital e os pacientes. Josiana Ramos Fernandes, relata ao deputado Dr. Furlan (PTB), que falta medicamentos com o antibiótico e material para e realização de curativo. Ela acompanha o jovem Ruan Ramos, 20 anos que se encontra internado há mais de três meses vítima de acidente de trânsito.

Além de todos os problemas comuns o serviço de imagem como raio-X e tomografia estão parados desde novembro de 2013, para não deixar os pacientes sem atendimento o serviço foi terceirizado e estão sendo realizados pela Inneuro, fora do prédio do Hospital de Emergência o que causa mais transtorno ao paciente. “Enquanto isso os equipamentos estão parados a espera de um técnico da empresa fornecedora Philips para realizar a manutenção. Em maio do ano passado técnicos da empresa realização avaliação e até hoje não retornaram”, comentou Maria do Carmo Valente. Durante a visita os deputados constataram banheiros sem chuveiros, obrigando os pacientes a tomarem banho jogando água com copos e enfermarias e salas sem ar condicionado. “Parece muito mais um hospital de guerra. Precisamos entrar em contato com as empresas Philips e solicitar respostas deles quanto o descaso com a manutenção desses equipamentos essenciais as vitimas de traumas”, desabafa o deputado Jory Oeiras (PRB).

O Hospital de Emergência é hoje a unidade de referência da Urgência e Emergência dos serviços de Saúde para todos os Municípios do Estado, inclusive de vários Municípios do vizinho estado do Pará que são circunvizinhos a nossa Capital Macapá. Desses serviços, destaca-se a traumatologia, que atende exclusivamente a todos os serviços de trauma-ortopedia, tanto adulto quando infantil, em todos os seus níveis seja baixa ou alta complexidade, é ainda referência Estadual para tratamento de queimados, acidentes de toda natureza, urgência de malária e clínica médica. O deputado Max da AABB (PSB) mostrou indignação ao ver as condições em que funcionários e pacientes estão vivendo naquele local. “Temos que cobrar providencia urgentes das autoridades competentes”, finalizou.


Deixe seu comentário


Publicidade