Comissão do concurso da Alap analisa suspender 2ª fase do certame
Presidente da comissão do concurso público da Alap, deputado Paulo Lemos (PSOL), disse ter recebido pedido da Fundação Carlos Chagas (FCC) para reconsiderar cronograma, suspendo aplicação das provas, marcadas para abril.

Elden Carlos
Editor-chefe
O presidente da comissão do concurso público da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputado Paulo Lemos (PSOL), confirmou ao Diário na tarde desta terça-feira (09), que as provas da segunda fase do certame, marcadas para ocorrer no dia 11 de abril deste ano, conforme cronograma da Fundação Carlos Chagas (FCC), realizadora do concurso, devem ser suspensas em razão da escalada dos casos de Covid-19 e dos decretos de restrição e enfrentamento à pandemia.
“Tínhamos a previsão de lançar nos próximos dias um edital confirmando os locais de aplicação das provas, mas recebemos um pedido de reconsideração da própria Fundação Carlos Chagas para quanto à aplicação das provas no mês de março. Estamos nos baseando nos estudos científicos e até esta quarta-feira (10) a comissão se posiciona sobre a alteração ou não do cronograma, mas o indicativo nesse momento é de suspensão temporária. Devemos, sobretudo, garantir as medidas de preservação da vida”, justificou o parlamentar.
Paulo Lemos acrescentou que o novo decreto, publicado nesta terça-feira pelo governo do Amapá, estabelece entre outras medidas a suspensão das viagens interestaduais a partir do próximo domingo (14), e que isso coloca em xeque a participação de centenas de candidatos de outros estados.
“Cerca de 40% dos candidatos inscritos no certame é de fora do estado amapaense. Temos informações que companhias aéreas devem reduzir os voos e temos a suspensão das viagens interestaduais, principalmente, por via marítima, o que impediria que essas pessoas realizassem as provas, podendo gerar ações judiciais e conseguinte atropelo do processo. Temos que garantir direitos de igual concorrência a todos”, concluiu.
O concurso
As provas da primeira fase do concurso foram aplicadas em 02 de fevereiro de 2020, mas em razão da pandemia o certame foi suspenso em março. Em agosto a comissão divulgou o resultado preliminar do concurso que oferta 129 vagas de nível médio e superior. O resultado definitivo foi publicado em setembro. Mais de 30 mil pessoas se inscreveram.
Os cargos do concurso são para contratação imediata. Os salários chegam a R$ 11,3 mil. De acordo com os números divulgados pela Alap, assistente administrativo foi o cargo mais procurado: 13.642 inscritos (34,8%), o que significa mais de 1 mil candidatos por vaga.
Também eram concorridos os cargos de técnico legislativo (7.403 inscritos); auxiliar de transportes (2.379) e auxiliar operacional (3.685).
Deixe seu comentário
Publicidade
