Controle de custos e gastos nos hospitais será mais rígido
A medida para implantação do Sistema ApuraSus foi firmada graças a assinatura de um Termo de Compromisso entre o Governo do Estado e a União.

Unidades hospitalares do Amapá passarão, em breve, a utilizar um novo sistema de controle de custos e gastos.
O secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, destacou a importância do Sistema ApuraSus que faz parte Programa Nacional de Gestão de Custos. De acordo com gestor, o programa tem o objetivo de promover o acompanhamento e o controle dos custos hospitalares das unidades do Governo.
“A partir de agora teremos uma gestão mais transparente. O sistema possibilita a troca de informações e a comparação cuidadosa de resultados entre as instituições ao longo do tempo, isso garante um estudo das boas práticas na utilização do dinheiro público. Com certeza, isso vai dar um grande diferencial na gestão”, comentou Gastão Calandrini.
O governador Waldez Góes ressaltou o pacote de medidas adotadas pelo Estado para aprimorar o controle interno, a transparência dos gastos públicos e evitar a corrupção. O chefe do Executivo destacou, também, a criação do Observatório da Despesa Pública, que auxilia a Controladoria Geral do Estado (CGE) na prevenção do desvio ou mau uso de verbas públicas.
“A Lei Acesso à Informação (LAI) e o Sistema de Controle Interno do Estado do Amapá são duas realidades que temos em mãos. Esse sistema contribuirá com o trabalho que os gestores já desenvolvem em relação ao uso do recurso público. Essa ferramenta, sem sombra de dúvidas, será fundamental para equilibrar os gastos nas unidades hospitalares do Estado”, pontuou Waldez Góes.
O economista do Ministério da Saúde, André Felipe Alcântara, destacou que para implantação do sistema no Amapá, os técnicos das unidades hospitalares vão precisar passar por treinamentos e capacitações. Segundo ele, a medida é necessária para que não ocorra problemas no controle dos custos e gastos.

Deixe seu comentário
Publicidade
