Covid: Com três óbitos, Amapá volta para o limite do risco baixo na semana epidemiológica 35
Na semana epidemiológica 34 o estado chegou a registrar dez óbitos, uma alta que alertou o Comitê Médico, mas na semana passada registrou apenas três, o menor índice desde o início da pandemia.

Railana Pantoja
Da Redação
Nesta segunda-feira (31) o Governo do Amapá apresentou mais um boletim epidemiológico sobre o coronavírus no estado e anunciou também a prorrogação da suspensão das aulas nas redes estadual e particular por mais 30 dias, além de manter os serviços públicos já autorizados nos decretos anteriores.
De acordo com os dados apresentados, a taxa de reprodução viral, que variou entre 0,94 e 0,99 durante seis semanas, subiu para 1,01. No entanto, o número de óbitos semanais caiu: na semana epidemiológica 34 o estado registrou dez, mas nesta última (semana 35) contabilizou apenas três. Já a taxa de letalidade do Amapá permanece sendo 1,54%, a terceira menor do Brasil.
Mesmo com crescentes em alguns indicadores, o governador do Amapá, Waldez Góes, permitiu a 6ª etapa de retomada gradual das atividades, considerando que o cenário ainda é favorável.
“Na semana passada, pela primeira vez, havia uma mudança na classificação de risco do estado, indo para o moderado e caindo na classificação. Isso exigiu atitudes de retrocesso em determinadas flexibilizações públicas e privadas, como vocês observaram. Fechamos a semana epidemiológica 35 voltando para o risco baixo, mas com a classificação máxima da nota, que é nove. Voltamos a subir 8% a internação na UTI, mas mantemos uma ocupação baixa, só que isso nos preocupa, claro. Ainda estamos estabilizados, mas qualquer deslize pode colocar em risco nossas conquistas”, falou Waldez Góes.
Durante a coletiva o governador analisou os dados apresentados nos últimos dias pelo Consórcio Nacional de Imprensa, que mostrou alta de até 150% no Amapá.
“No boletim diário a gente tem a obrigação de informar o número de óbitos acumulados ao longo da pandemia. Então, se tem óbitos em investigação, na medida em que esses casos são confirmados com Covid, o poder público tem a obrigação de incluir o óbito no boletim do dia. A gente tenta informar isso para o Consórcio Nacional, para que expliquem essas informações e não criem nada distorcido. Nesta semana, que tivemos essa notícia forte dos 150% e podendo causar desestabilização na sociedade, foi a semana que menos tivemos óbitos durante a pandemia, foram apenas três que realmente ocorreram durante a última semana”, informou.
Vacina
Waldez Góes disse já conversar com a Fiocruz (RJ) e o Instituto Butantan (SP) sobre as vacinas. “Estamos em diálogo com o Governo Federal, com o Governo de São Paulo e outras instituições, para que o Amapá esteja dentre aquelas Unidades da Federação contempladas com a primeira estratégia de imunização da sociedade em 2021”, finalizou o governador.
Deixe seu comentário
Publicidade



