Davi Alcolumbre exalta protagonismo do Brasil e do Amapá na COP 30, em Belém
Presidente do Senado Federal destaca preservação ambiental e defende desenvolvimento sustentável da Amazônia

Cleber Barbosa
Da Redação
O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, participou nesta quinta-feira (6) da abertura da Cúpula de Líderes da COP 30, em Belém, e fez um discurso emocionado sobre o papel do Brasil e da Amazônia na agenda mundial do clima.
“Já estou em Belém para participar da COP do Brasil, a COP da Amazônia Brasileira”, afirmou Alcolumbre ao iniciar sua fala, destacando o simbolismo do evento sediado em solo amazônico.
Em seu pronunciamento, o senador fez questão de cumprimentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem atribuiu a liderança no processo que garantiu a realização da COP 30 no Brasil. “O presidente Lula liderou todo esse processo para que pudéssemos estar aqui, apresentando para o mundo o que o Brasil faz do ponto de vista da preservação ambiental”, declarou.
Alcolumbre ressaltou que o país tem autoridade moral e resultados concretos para defender o meio ambiente no cenário internacional. “O Brasil tem condições de dizer a qualquer outro país do mundo que faz a sua parte”, afirmou.
Representando o Amapá e a Amazônia brasileira, o presidente do Senado destacou com orgulho os índices ambientais do seu estado. “O Amapá tem mais de 97% da sua cobertura vegetal primária intacta. O Amapá é carbono negativo. É um exemplo para a humanidade de preservação”, enfatizou.
Ao mesmo tempo, Davi Alcolumbre defendeu que o desenvolvimento da região precisa caminhar junto com a sustentabilidade. “Queremos mostrar que precisamos desenvolver a Amazônia brasileira, o pulmão do mundo, que precisa de apoio para mantermos a floresta em pé”, pontuou.
O senador encerrou o discurso com entusiasmo e um chamado à união em torno da causa climática. “Viva a Amazônia brasileira! Viva o clima! Viva a COP!”, concluiu.
Deixe seu comentário
Publicidade




