Política

Davi diz que artesãos terão profissão regulamentada até outubr

Apoio total no 7º congresso nacional, em natal, de 19 a 21 de outubro



 

Em audiência concedida aos diretores da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil, o ministro do Turismo, Henrique Alves, reafirmou apoio ao 7º Congresso Nacional que a categoria vai realizar, em Natal, entre os dias 19 e 21 de outubro.
O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da Comissão de Turismo do Senado Federal, o Ministro revelou que até a realização do congresso, que deverá reunir mais de mil artesãos em Natal, Henrique Alves vai se esforçar para que a Câmara dos Deputados aprove o projeto de lei (PL 7755/2010), que reconhece o artesão como profissional.

“Os artesãos de todo o Brasil, em especial do Amapá, precisam ser reconhecidos e valorizados, inclusive com a implementação de políticas públicas visando a oferta de cursos de aperfeiçoamento e estrutura física para a exposição e comercialização das obras. A luta da categoria pela regularização da profissão já tem 35 anos. Ao longo desse tempo, cinco propostas foram arquivadas. O atual PL já foi aprovado no Senado, e agora avançou bastante na Câmara com o apoio de Henrique Alves, quando eu exercia mandato de deputado e no período em que ele presidia a Casa”, pontuou o parlamentar.

A decisão é terminativa nas comissões técnicas da Câmara dos Deputados. Ela já foi aprovada pelas comissões de Cultura e Educação, se não sofrer alterações nas demais comissões que têm afinidade com o PL (Finanças e Tributação e Desenvolvimento Econômico), seguirá para sanção sem passar pelo Plenário. “O artesanato materializa nossa cultura. Precisamos do reconhecimento desses profissionais”, disse Isabel Gonçalves, presidente da Confederação dos Artesão.
Segundo Davi Alcolumbre, o Ministério do Turismo apoia propostas de qualificação de mão de obra para o artesanato por meio do Pronatec. Os trabalhos manuais valorizam a diversidade da cultura brasileira e agregam valor ao destino turístico, além de aumentar a competitividade da região. Ainda hoje o trabalho de milhares de artesãos no Brasil aquece a economia e atrai turistas brasileiros e estrangeiros. Cada souvenir é um pequeno relato da história local.

Ao longo da última década, o Ministério organizou roteiros turísticos e apoiou a divulgação de destinos que privilegiam a produção artesanal. “O artesanato é uma das atividades mais significativas dentro da cadeia econômica do Turismo”, afirma Henrique Eduardo Alves. O órgão também criou um manual de integração da produção associada ao turismo, disponível no portal, e lançou projeto chamado Talentos do Brasil Rural, que valoriza a produção de alimentos, bebidas e produtos de higiene pessoal produzidos por comunidades do campo. Ao longo dos últimos anos operadores, agentes de viagem e guias de turismo foram sensibilizados sobre a importância da produção associada.


Deixe seu comentário


Publicidade