Política

Davi quer aclamação simultânea dos presidentes das comissões nesta quarta

Os líderes partidários chegaram a um acordo quanto à distribuição dos comandos das comissões entre as legendas, e os nomes indicados deverão ser confirmados na manhã da quarta-feira (13).


O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP)), afirmou nesta terça-feira (12) que todas as comissões permanentes do Senado poderão empossar seus presidentes ao mesmo tempo.

Os líderes partidários chegaram a um acordo quanto à distribuição dos comandos das comissões entre as legendas, e os nomes indicados deverão ser confirmados na manhã da quarta-feira (13).

Davi sinalizou que as comissões poderão se reunir a partir das 10h. A intenção é que a instalação seja simultânea, mas como não há plenários em número suficiente para todas elas, algumas se reunirão depois desse horário, ainda pela manhã.

O presidente agradeceu a cooperação dos líderes no acordo firmado para a distribuição das comissões, e destacou que, graças ao “diálogo” e à “convergência”, não haverá disputa pelas presidências.

— Amanhã poderemos fazer não a votação, mas a aclamação dos presidentes e vice-presidentes das 13 comissões do Senado — celebrou Davi.

Maior bancada do Senado, o MDB presidirá as comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Educação, Cultura e Esporte (CE). O partido também indicará, em 2019, o presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que deve ser um senador neste ano.

Outros dois partidos presidirão duas comissões cada: o PSD comandará as comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), e o PSDB comandará as comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

As demais comissões serão presididas por senadores de oito legendas diferentes. A peculiaridade fica por conta da Comissão Senado do Futuro (CSF), que terá uma presidência dividida no biênio 2019-2020: o PRB e o PSC se revezarão entre os cargos de presidente e relator.

COMISSÃO PRESIDÊNCIA MEMBROS
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) MDB 27
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) PSD 27
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) MDB 27
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) DEM 23
Comissão de Assuntos Sociais (CAS) PODE 21
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) PSD 19
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) PT 19
Comissão de Meio Ambiente (CMA) Rede 17
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) PSL 17
Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) PP 17
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) PSDB 17
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) PSDB 17
Comissão Senado do Futuro (CSF) PRB/PSC 11
Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) MDB (2019) 31 deputados e 11 senadores

Com informações da Agência Senado


Deixe seu comentário


Publicidade