Declaração da pandemia de covid-19, pela OMS, faz cinco anos, lembra Dorinaldo
O hoje deputado federal na época atuava como superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, na linha de frente do combate ao vírus, chegando a ser amplamente conhecido como ‘O cara da vacina’

Douglas Lima
Editor
Em 11 de março de 2020, quando a população mundial, atônita, via vidas humanas como que misteriosamente se esvaírem, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, declarava a elevação do estado da contaminação à pandemia de covid-19.
No Brasil, o então ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, no mesmo dia, informava que a declaração de pandemia, da OMS, não mudava as medidas tomadas no país, a exemplo do monitoramento das áreas atingidas e protocolos anunciados. Mandetta, contudo, acabou sendo exonerado do cargo.
Nota de assessoria do deputado federal Dorinaldo Malafaia, divulgada na manhã desta terça-feira, 11, informa que o parlamentar relembra os cinco anos desde que a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia de covid-19.
Na época, Malafaia atuava como superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá e esteve na linha de frente do combate ao vírus, trabalhando para garantir atendimento à população e a chegada das vacinas ao estado.
O então titular da SVS estadual, tanto se empenhou no trabalho de combate à pandemia, que passou a ser chamado ‘O cara da vacina’, e com essa identificação ou slogan acabou sendo eleito deputado federal.
“A pandemia nos deixou lições que não podemos esquecer: fortalecer o SUS, confiar na ciência e combater a desinformação. Hoje, no parlamento, seguimos firmes para que erros do passado não se repitam”, diz o deputado na nota.
Entre as várias bandeiras que levanta no mandato de representante amapaense na Câmara Federal, Dorinaldo Malafaia empunha a do fortalecimento da saúde pública.
O deputado destinou recursos de emendas para modernizar a rede laboratorial do Amapá, garantindo que o estado tenha condições de dar respostas rápidas e eficazes em situações como a de pandemias.
Malafaia, que recentemente assumiu a coordenação da bancada parlamentar do Amapá, no Congresso Nacional, defende investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e políticas para enfrentar futuras emergências sanitárias.
Deixe seu comentário
Publicidade


