Política

Deputada Fátima Pelaes reassume mandato como deputada federal

Posse acontece após licença da deputada Aline Gurgel, que assume Secretaria Estadual de Assuntos Sociais


 

Fátima Pelaes assumiu novamente, nesta quinta-feira, 9, o mandato de deputada federal. Ela possui extensa carreira política: teve cinco mandatos como deputada federal pelo Amapá, foi secretária de turismo no estado e também chefiou a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres no governo federal, entre 2016 e 2018.

 

 

Em seu discurso de posse na Câmara, homenageou a deputada Aline Gurgel, que se licenciou e destacou a honra em voltar a representar a população de seu estado, com foco na saúde mental, esporte e educação. A deputada ainda reafirmou a luta com toda a bancada do estado para a exploração do petróleo no Amapá, gerando emprego e renda.

 

 

“Servir novamente o Amapá e o Brasil me honra com a mesma coragem e esperança que sempre me guiaram, porém com olhar mais atento aos desafios dos novos tempos. Queremos mostrar ao Brasil que é preciso crescer sem destruir, produzir sem excluir, avançar sem perder nossos valores e nossa identidade amazônica. O Amapá será um exemplo de que desenvolvimento e sustentabilidade podem caminhar juntos”, afirmou.

 

Sua atuação sempre foi marcada pela proximidade com causas sociais, com ênfase no combate à desigualdade, proteção feminina e promoção da assistência social.

 

 

Durante seus mandatos na Câmara dos Deputados, Fátima Pelaes foi responsável por importantes legislações sociais. Foi autora da lei 11.942/2009, que beneficia mães e gestantes presidiárias com a instalação de berçários para amamentação e creches nas unidades prisionais e a Lei 10.421/2012, que assegurou licença-maternidade para mães adotivas.

 

Pelaes também foi relatora da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), norma fundamental que estrutura a assistência social no Brasil.

 


Deixe seu comentário


Publicidade