Deputada pelo Amapá, Jozi Araújo é a primeira mulher a assumir a Procuradoria Parlamentar da Câmara
Em 25 anos, essa é a primeira vez que o órgão terá uma mulher à frente da direção

A deputada federal Jozi Araújo (PTN-AP) é a nova Procuradora Parlamentar da Câmara dos Deputados. Essa é a primeira vez na história da Casa que uma parlamentar mulher assume a chefia do órgão. A parlamentar se reuniu nesta quarta-feira (25) com o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para agradecer a indicação.
O encontro aconteceu na sala de reunião da Presidência da Câmara e contou com a presença da Presidente do PTN, deputada Renata Abreu (PTN-SP), do líder do partido na Câmara, deputado Jácome (PTN-RN), e de demais integrantes da legenda. Jozi agradeceu o presidente Rodrigo Maia e o seu partido pela indicação. Ressaltou, também, a importância do papel da Procuradoria-Geral para preservação da honra e imagem da Instituição e dos Deputados. Disse, ainda, que dará andamento ao trabalho desenvolvido no órgão nos últimos 25 anos “com respeito e lealdade à Instituição e aos servidores”.
A deputada também destacou o ato político de ter sido a primeira deputada mulher indicada para assumir a chefia da Procuradoria Parlamentar da Câmara. “Assumir um cargo dessa envergadura dentro da estrutura da Câmara dos Deputados é muito importante para todas nós, não só para as parlamentares, mas todo o conjunto das mulheres brasileiras”, pontuou. “Quanto mais igual for a participação das mulheres no poder público, mais democrática e mais justa será a nossa sociedade”, concluiu.
Mulher, deputada, empresária e, agora, Procuradora Parlamentar
Natural de Itaituba (PA), Joziane Araújo Nascimento é empresária e está no primeiro mandato como deputada federal pelo Amapá. Nesse período, a parlamentar já foi titular em três comissões permanentes e quatro especiais. Assumiu, ainda, cadeira fixa no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Hoje, além de Procuradora, a deputada é titular em três colegiados: Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania; Comissão da Mulher; Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. Jozi é ainda, desde 2013, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP).
À frente da Procuradoria-Geral, a deputada terá, juntamente com o corpo jurídico e técnico do órgão, a função de zelar pela imagem e honra dos deputados e da Casa. Desde a instalação da Procuradoria, em 1991, 11 parlamentares chefiaram o órgão. Todos homens. O último foi o deputado federal Claudio Cajado (DEM-BA), que era Procurador desde fevereiro de 2013.
Deixe seu comentário
Publicidade
