Política

Deputada Telma Nery propõe criação de Centro de Doação de Sangue para Pets no Amapá

De acordo com a proposta, o espaço será destinado à captação, processamento e distribuição de sangue de animais de estimação, com o objetivo de preservar a vida e a saúde dos pets, além de apoiar clínicas veterinárias e instituições de proteção animal


 

A deputada estadual Telma Nery (Cidadania) apresentou, na última quarta-feira (20), em plenário, um projeto de lei que propõe a criação do Centro de Doação de Sangue para Pets no Estado do Amapá

 

De acordo com a proposta, o espaço será destinado à captação, processamento e distribuição de sangue de animais de estimação, com o objetivo de preservar a vida e a saúde dos pets, além de apoiar clínicas veterinárias e instituições de proteção animal. O centro também terá a função de realizar campanhas de conscientização e de captação de doadores.

 

 

“A criação de um centro justifica-se pela crescente demanda por transfusões sanguíneas em clínicas veterinárias, que muitas vezes dependem de doações espontâneas para salvar a vida de animais feridos, doentes ou submetidos a procedimentos cirúrgicos complexos. Contudo, atualmente essa captação ainda não é estruturada de forma sistemática e acessível em nossa região”, destacou a parlamentar.

 

Entre os benefícios apontados por Telma Nery estão a garantia de uma fonte regular de sangue para animais em tratamento, aumentando as chances de recuperação e sobrevivência; o incentivo à doação voluntária entre tutores, promovendo o engajamento da comunidade com a saúde animal; o apoio às clínicas veterinárias, com a ampliação do acesso a recursos essenciais em casos de emergência, elevando o padrão de atendimento; e o fortalecimento de ONGs e abrigos, com a redução de custos em procedimentos e mais cuidado com animais resgatados.

 

“Portanto, a criação deste centro representa uma iniciativa humanitária, ética e socialmente responsável, alinhada às políticas de proteção animal, contribuindo para uma sociedade mais sensível às necessidades dos nossos amigos de quatro patas”, frisou a deputada.

 

O projeto também estabelece os critérios para que animais possam ser doadores: ter entre 1 e 7 anos de idade, estar em boas condições de saúde mediante avaliação veterinária, estar vacinado e com as revisões clínicas em dia, além de não estar em período de gestação ou lactação.

 

Segundo a parlamentar, a proposta é essencial para preservar vidas. “A doação de sangue configura-se como a única forma eficaz de obtenção de sangue para atender às necessidades de pacientes animais em diversas situações, como tratamentos médicos, cirurgias e outras intervenções clínicas”, ressaltou.

 

O projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

 


Deixe seu comentário


Publicidade