Política

Deputadas do Amapá reivindicam maior bancada feminina

É 11 o número de cadeiras ocupadas por mulheres na atual Legislatura, o que equivale a um, percentual superior a 45% das vagas a detentores de mandatos.


A Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) possui uma das maiores bancadas femininas de todas as casas legislativas do país, segundo apontam as integrantes do Parlamento Estadual. É 11 o número de cadeiras ocupadas por mulheres na atual Legislatura, o que equivale a um, percentual superior a 45% das vagas a detentores de mandatos.
Segundo previsão legal, os partidos devem destinar 30% do número de vagas para candidatas do sexo feminino a cada eleição, mas esse percentual jamais se confirmou em detentoras de mandato eletivo nessa proporção. “Lá mesmo no Congresso Nacional as mulheres não são nem 10%”, diz a deputada Raimunda Beirão (PMB) coincidentemente a maior detentora de mandatos da atual composição da Casa, com quatro legislaturas.
Já a deputada Maria Góes (PDT) diz que ninguém quer editar um embate sobre gênero, mas a participação da mulher na política é sim salutar e precisa ser incentivada. “Nós estamos ao longo dos tempos vencendo uma barreira de cada vez. Teve um tempo em que as mulheres nem votavam, quanto mais ser votadas. Então se isso for oficial, termos a maior bancada de mulheres do país, será um exemplo que o estado estará dando ao Brasil”, diz Maria Góes.


Deixe seu comentário


Publicidade