Política

Deputado Camilo pede ação conjunta do governo do Amapá e DNIT para asfaltar e abrir ramais em terras indígenas

A reinvindicação foi apresentada a Capiberibe por lideranças indígenas do Amapá e Norte do Pará durante o 15º Acampamento Terra Livre, em abril passado.


O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte- DNIT o asfaltamento do ramal do Manga e a abertura de três novos ramais (Uaçá, Urukawá e Galibi) nas Terras Indígenas do Oiapoque. A reinvindicação foi apresentada a Capiberibe por lideranças indígenas do Amapá e Norte do Pará durante o 15º Acampamento Terra Livre, em abril passado.

Como resposta, Camilo foi informado pelo DNIT que os ramais estão em trechos sob responsabilidade da Secretaria de Transportes do Estado do Amapá (SETRAP); assim, a  manutenção que deveria ser feita pelo Governo do Estado poderá ser feita pelo órgão federal se o governador assinar um termo de compromisso com o DNIT.


Em ofício enviado ao governador Waldez Góes, nesta quinta, 13, o deputado Camilo sugere que o governo do estado firme o termo de compromisso – ou instrumento legal idêntico – com o DNIT para permitir que o departamento federal faça o asfaltamento do ramal do Manga e abertura dos ramais do Uaçá, Urukawá e Galibi com o objetivo de melhorar a mobilidade das populações que moram naquelas comunidades indígenas.


Deixe seu comentário


Publicidade