Deputado Dorinaldo Malafaia e ministro Waldez Góes atuam para enfrentar situação no rio Cupixi
Ainda não há estimativa precisa dos danos causados pelo rompimento de barragem de garimpo, mas moradores da região relatam alteração visível na coloração do rio, que agora apresenta tons avermelhados

O deputado federal Dorinaldo Malafaia e o ministro da integração e do desenvolvimento regional, Waldez Góes, estão unindo esforços para ajudar o município de Porto Grande a enfrentar o rompimento de uma barragem de garimpo que despejou grande quantidade de rejeitos de mineração no rio Cupixi, nessa terça-feira, 11 de fevereiro.
Em uma chamada de vídeo com o prefeito Elielson Moraes, Waldez e Dorinaldo informaram que o MIDR já está acompanhando a situação e disponibilizando toda a estrutura do governo federal voltada ao combate a tragédias ambientais para auxiliar o município.
Ainda não há uma estimativa precisa dos danos causados pelo rompimento da barragem, mas moradores da região já relataram uma alteração visível na coloração do rio, que agora apresenta tons avermelhados.
Para investigar as causas e consequências do incidente, uma força-tarefa organizada pelo governo do Amapá seguiu na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro, para a região do rio Cupixi, em Porto Grande. Com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA), a equipe realizará sobrevoo de reconhecimento da área atingida.
A operação conta com a participação de técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), agentes da Polícia Civil e da Defesa Civil Estadual. Além disso, peritos criminais e especialistas em perícia ambiental da Polícia Científica também estão sendo deslocados via terrestre para auxiliar na investigação.
O deputado Dorinaldo Malafaia reafirma seu compromisso com a proteção ambiental e a segurança da população do Amapá. “Estamos mobilizados para garantir que todas as providências necessárias sejam tomadas, com o apoio do governo federal e estadual. Nossa prioridade é mitigar os impactos desse desastre e responsabilizar os responsáveis pelo ocorrido”, destacou o parlamentar.
Deixe seu comentário
Publicidade