Política

Deputado Jack JK é o novo corregedor da Assembleia Legislativa do Amapá

O exonerado foi Jaci Amanajás, que perdeu o mandato após retotalização de votos


Paulo Silva – Editoria de Política

O deputado estadual Jack Jk (PPS) foi nomeado nesta quarta-feira (8) para o cargo de corregedor da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP). A nomeação, feita pelo deputado Kaká Barbosa (PL), presidente da Casa, tem validade de 3 de janeiro de 2020 a 31 de janeiro de 2021, permitida a recondução.

A nomeação de Jack JK ocorre depois que o então deputado Jaci Amanajás (MDB) perdeu o mandato em razão de retotalização dos votos do PPS na eleição de 2018, determinada pelo ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Jaci ocupava o cargo de corregedor da Assembleia e foi exonerado no último dia 2. Jk assume o mesmo cargo que o irmão dele, o então deputado Michel JK, ocupou na Assembleia Legislativa do Amapá durante a gestão de Moisés Souza como presidente do Legislativo estadual. Michel é conselheiro e o atual presidente do Tribunal de Contas do Amapá (TCE-AP).

Jack JK foi diplomado e tomou posse como deputado estadual no dia 2 de janeiro, em substituição a Jaci Amanajás, com base na decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, que atendeu a um pedido do político e do partido, o PPS.
Jack obteve 8.609 votos, sendo o terceiro mais votado em 2018. Os votos atribuídos a sigla partidária nas Eleições 2018 não tinham sido contabilizados, devido a não aprovação das contas do partido em 2015.

A iniciativa de Toffoli foi com base em uma decisão anterior do STF, que proíbe a punição automática aos partidos que tiverem as contas reprovadas, só podendo aplicar as sanções quando não houver mais recurso, e validou os votos do PPS no Amapá no dia 31 de dezembro de 2019.


Deixe seu comentário


Publicidade